As vendas on-line do varejo cresceram 44,6% no Natal em relação à mesma data do ano passado, de acordo com levantamento realizado pela EbitNielsen. Ao todo, as operações entre os dias 10 e 24 de dezembro somaram R$ 3,76 bilhões.
No mesmo intervalo do ano passado, diz a pesquisa, o volume de vendas através dos canais on-line havia sido de R$ 2,6 bilhões.
De acordo com o levantamento, os brasileiros fizeram 8,1 milhões de pedidos pela internet nos 14 dias anteriores ao Natal, alta de 27,5% em um ano. O tíquete médio das compras realizadas on-line aumentou 13,4%, para R$ 462, o que ajudou a impulsionar o valor vendido.
Na comparação com os últimos cinco anos, o Natal de 2020 teve o maior crescimento no faturamento da data para o e-commerce brasileiro.
Entre 2016 e 2017, a alta foi de 14%, enquanto que no ano seguinte, o crescimento foi de 19%. Em 2019, o faturamento teve crescimento menor, de 2% em relação a 2018, quando as vendas foram de R$ 2,54 bilhões, diz a pesquisa.
Neste ano, a fatia das compras no período realizadas por clientes que nunca haviam comprado on-line foi a menor do intervalo – 14% dos consumidores fizeram sua primeira compra digital neste Natal.
No ano passado, 16,4% dos compradores estavam recorrendo ao e-commerce pela primeira vez. Em 2018, o percentual era de 17,3% Em 2017 foi de 14,8%, e em 2016, de 15,9%.