Vale, Gerdau, B3, Petrobras e Magazine Luiza são as preferidas das corretoras

Empresas são as mais recomendadas para novembro por 18 corretoras

Por: Marcelo Santos  -  07/11/20  -  16:56
A preferência da maioria dá sinalizações sobre o que observar neste mês
A preferência da maioria dá sinalizações sobre o que observar neste mês   Foto: Jason Briscoe/Unsplash

A mineradora Vale, a siderúrgica Gerdau, a B3, Petrobras (PETR4) e Magazine Luiza são as cinco empresas mais recomendadas para novembro por 18 corretoras, cujos relatórios foram levantados pelo site ADVFN (a contagem foi feito pelo colunista). A Vale teve 13 citações, enquanto B3 recebeu nove e Gerdau e Petrobras, oito. Sete ficaram com Magalu. Esses papéis não devem ser vistos como a carteira ideal que o investidor deve montar, porque cada escolha dos analistas se deve a estratégias diferentes e apostas específicas. O ideal é compará-las com as recomendações da sua corretora e questionar o assessor sobre o que fazer. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


A contagem que a coluna fez das mais citadas incluem ainda Bradesco (BBDC4) e Via Varejo, com seis, e Banco Do Brasil, Hapvida e Locaweb, com cinco. A partir de quatro menções ou menos, há uma pulverização de papéis – no total, 75 empresas foram sugeridas pelo menos uma vez. Cada carteira costuma ter por volta de dez ações. 


A preferência da maioria dá sinalizações sobre o que observar neste mês. Elas ainda não trazem a incerteza com a eleição americana, pois as pesquisas indicavam vitória mais tranquila de Joe Biden. Mas as sugestões embutem a retomada da China, por exemplo. 


Basta observar Vale e Gerdau, ambas associadas à China, onde o preço do minério de ferro subiu pela constatação de que o país voltou a crescer mais forte. Segundo as lives de analistas que a coluna acompanha, a mineradora continua como grande geradora de caixa, principalmente com as notícias de que vai aumentar a produção. Ainda abalada, na imagem e financeiramente pelos rompimentos de barragens em Minas Gerais, a empresa já voltou a pagar dividendos. Já a Gerdau é popular entre os analistas por ter usinas em diferentes países e ser menos exposta a riscos que concorrentes. 


Magalu e Locaweb têm muita tecnologia embutida, sendo que a rede de Luiza Trajano é uma campeã do comércio on-line, que cresceu muito forte na pandemia – a Locaweb também ganha porque presta serviços ao e-commerce. Porém, já começam a aparecer analistas que acham que a ação da Magalu está cara, após ser uma das maiores valorizações da bolsa. As sete citações indicam que isso não tem consenso. A sedução da varejista continua e muita gente ainda acha que ela vai crescer ainda mais. Fica o risco de entrar perto do final da festa. 


Altas e quedas das preferidas


Das dez ações mais citadas, em um ano o melhor desempenho foi da Via Varejo, com alta de 144%, seguido de Magalu (138%) e Gerdau (51%). Hapvida avançou 26%, a Vale 23% e a B3 (ação da própria empresa da bolsa) 9,7%. As demais rolaram uma espécie de escada: BB caiu 35%, o Bradesco perdeu 34% e a Petrobras, 33%. Já a Locaweb ainda não completou um ano na bolsa, mas desde 7 de fevereiro já valorizou 259%! 


Análise por conta própria


Será que as ações que subiram devem ser vendidas e as que caíram vão subir? Além da análise de sua corretora, você pode observar alguns indicadores (não só um, mas um conjunto deles), segundo o site do André Bona: preço/lucro (P/L) – quanto maior o P/L, mais cara a ação está. Há o dividend yeld (dividendo por ação/preço da ação), a liquidez corrente, o payout ratio e o preço/valor patrimonial. Leia livros, faça cursos on-line e veja sites que mastigam esses dados por empresa. 


Dicas importantes


O pequeno investidor de ações deve comprar para o longo prazo, a partir de cinco anos. Dessa forma, você compensa as quedas temporárias com as subidas. Se vai começar agora, compre aos poucos para ir se acostumando à volatilidade, como se fosse um teste. Se não se adaptar, mas ainda quer ficar na bolsa, vá para fundos que misturam renda fixa com ações. Evite passar de 30% dos seus investimentos em ações. Se for conservador, fique nos 5%. 


Logo A Tribuna
Newsletter