São Paulo terá mais R$ 1 bilhão por ano do pré-sal

Petroleira norueguesa vai ampliar exploração na costa paulista; segundo Governo do Estado, prefeito de Guarujá quer base de apoio

Por: Da Redação  -  02/01/20  -  21:14
Rodada da ANP para conceder bloco: Equinor entregou declaração de comercialidade de Carcará
Rodada da ANP para conceder bloco: Equinor entregou declaração de comercialidade de Carcará   Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

O Governo do Estado espera arrecadar R$ 1 bilhão por ano em royalties e participações especiais com a exploração do campo de Carcará pela petroleira norueguesa Equinor a partir de 2023, segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.


A conta não considera os royalties que serão destinados aos municípios. Esses repasses são feitos como compensação pelo impacto da exploração de petróleo, como aumento populacional, poluição e eventuais acidentes ambientais. Cidades litorâneas, com refinarias e dutos são beneficiadas.


No mês passado, a Equinor entregou para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) as declarações de comercialidade de Carcará, que fica no pré-sal da Bacia de Santos, na parte voltada ao litoral paulista.


Depois de Lula e Libra, Carcará se tornará o terceiro maior campo em produção no País, conforme especialistas. A exploração do campo é esperada para 2023. De acordo com o secretário, há expectativa de 650 mil barris por dia.


Durante dois anos, a Equinor realizou estudos técnicos para avaliar questões econômicas, capacidade e duração da reserva. De acordo com a ANP, a reserva tem 2 bilhões de barris.


“Para a operação, é necessário ter mão de obra. Serão contratadas pessoas para a construção dessa estrutura. Também não haverá dano ambiental, pois tudo será feito com cuidado e zelo por gente séria e comprometida”, diz o secretário.


Penido afirma que há conversas com prefeitos da região sobre a instalação de uma base em terra. No ano passado, um executivo da empresa afirmou que buscava ponto de apoio no litoral paulista.


Guarujá


“O prefeito de Guarujá, Válter Suman [PSB], tem se mostrado muito interessado em oferecer condições para que essa base seja instalada na cidade. Esse local seria o apoio para toda essa estrutura na região”.


Para o secretário, é fundamental que as cidades estejam envolvidas nesse processo de facilitar a logística e oferecer vantagens para a instalação de uma base.


“Isso é ótimo para o estado e para a região, pois o poderá gerar mais dinheiro. Serão gerados empregos e de qualidade. É preciso ajudar e não apenas não criar obstáculos. Devemos pensar em contribuir com os estudos e sermos parceiros com fornecimento de água e energia elétrica”, diz.


Localizada a 229 quilômetros de Ilhabela, Carcará teve cinco poços de exploração e avaliação perfurados. Desses, quatro são testados na produção. A descoberta está dentro das áreas das licenças BM-S-8 e Norte de Carcará, a oeste de Lula e Libra, que logisticamente ficam mais próximos do Rio de Janeiro.


Logo A Tribuna
Newsletter