Onde investir: Revés no Tesouro Direto

Investidores de fundos DI devem ter notado rentabilidades negativas nas últimas semanas

Por: Marcelo Santos  -  26/09/20  -  20:11
Na prática, quem investe em fundos terceiriza a gestão de seu dinheiro
Na prática, quem investe em fundos terceiriza a gestão de seu dinheiro   Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Investidores de fundos DI devem ter notado rentabilidades negativas nas últimas semanas. Quem decidiu resgatar ou pretende fazê-lo vai ficar no prejuízo se agir agora – é como comprar mais caro e revender mais barato. Se não precisa do dinheiro agora, é melhor esperar pela recuperação. O problema começou no Tesouro Prefixado (LTN), mas chegou ao Tesouro Selic, o título mais popular do Tesouro Direto e concorrente da caderneta de poupança. O chacoalhão se deve à expectativa de deterioração das contas públicas. Tudo reflexo dos gastos do governo para sustentar cidadãos e empresas frente à pandemia. Para piorar, o governo está de olho na eleição de 2022 e vive a tentação de furar o teto (gastar mais do que as despesas do ano anterior corrigida pela inflação) para criar uma Bolsa Família bolsonarista.


O mercado, vendo a vulnerabilidade das contas públicas, passou a exigir juros mais altos devido ao risco de sustentar um governo à beira da ruína. Aí, entra-se na conta dos juros futuros. Quando há expectativa deles subirem, os títulos que carregam taxas atuais perder atratividade e seus detentores, investidores e fundos, ganham menos ou ficam no prejuízo. Essa lógica vale também para papéis privados. A correção disso, que é a troca de títulos da carteira, é chamada de marcação a mercado.


Isso não é novidade e ocorre de tempos em tempos. Agora, como mostrou o Valor Investe, o Tesouro Selic que vence em 2021 está positivo, mas os de 2023 e 2025 estão negativos. É pouca coisa (-0,2%), mas suficiente para comer a baixa rentabilidade. Como eles compõem os fundos DI, estes caíram – suas cotas valem menos do que no mês passado. O Tesouro Selic não é de todo o vilão da história. Como o Tesouro precisa de dinheiro no curto prazo para abastecer o governo, passou a emitir mais Tesouro Prefixado. Mas o mercado pressionou por juros mais altos, o que atingiu também as taxas do Tesouro Selic.


O problema é que o Tesouro Selic é reserva de emergência, pois costuma pagar a mesma rentabilidade no resgate antecipado ou no vencimento. De novo – se tem Tesouro Selic ou fundo DI e não precisa de dinheiro, espere a tensão passar. O jeito seria investir em bolsa ou CDB, entre outras opções, mas estes oscilam muito ou têm regras de liquidez (dinheiro fica preso para pagar mais). Não tome decisão apressada.


Tesouro IPCA


Se você investiu em Tesouro IPCA (muito bom para planejar a aposentadoria) e vai resgatar só no vencimento (2026, 2035, 2045 ou 2055), não se preocupe – a rentabilidade prometida (inflação mais taxa de juros) vai ser totalmente paga. Se vender antes, ficará sujeito à atual marcação a mercado (leia texto principal). Esse título é bom para o governo, porque ele vai demorar para pagar o credor – você – que ganha os juros além da inflação para compensar o risco durante tantos anos.


Fundo DI x Tesouro Selic


Se você investir em fundo DI e aguentar por pelo menos 12 meses, não fica no prejuízo de agora, segundo o buscador Yubb. Os dois melhores fundos pagam 6,8% ao ano, e os seguintes menos de 4% ou 3%. Mas esse produto só vale a pena se não tiver taxa de administração e for investir por mais tempo (imposto cai) e para valor acima de R$ 10 mil (nessa faixa, Tesouro Selic paga custódia de 0,25%). Mas os dois empatam ou perdem para a inflação. Por isso, servem só para reserva.


Se são ruins...


Mesmo ruins, Tesouro Selic ou fundo DI são importantes como estratégia. Como podem ser resgatados a qualquer hora, são ideais para imprevistos. Invista em um deles no valor de até seis vezes suas despesas mensais. Atingido esse montante, comece a montar uma carteira diversificada conforme seu perfil (conservador, moderado ou arrojado). Tenha renda fixa, como CDB, fundo multimercado e ações, além de dólar, assim que sua bolada for aumentando.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter