Onde investir: Medo e sedução

Desde que o segmento de ações passou a sofrer esse interminável desce-sobe, não houve debandada de investidores, com entrada até de novos

Por: Marcelo Santos  -  16/05/20  -  13:00
Instabilidade das cotações é característica da bolsa: chance de ganhos aumenta, mas o risco também
Instabilidade das cotações é característica da bolsa: chance de ganhos aumenta, mas o risco também   Foto: Bruno Rocha/ Fotoarena/ Estadão Conteúdo

Em qualquer período de comparação, a bolsa dá prejuízo – desvaloriza 1,56% nesta semana, 1,86% no mês e 31,68% neste ano. Em 12 meses, a queda é de 13,77%. Porém, desde que o segmento de ações passou a sofrer esse interminável desce-sobe, não houve debandada de investidores, com entrada até de novos. A sedução está na máxima de comprar pechinchas na crise. O problema é que a pandemia continua firme, sem horizonte delineado, governos federal, estaduais e municipais não se entendem sobre a melhor forma de sair desse isolamento interminável e a política está uma bagunça. Para piorar, o presidente americano Donald Trump quer retomar sua briga comercial com a China. 


Coincidentemente começaram a se multiplicar os operadores mais experientes do mercado ressabiados com a bolsa. Alguns, e não são poucos, acreditam que esse mercado ainda pode amargar perdas avassaladoras. Outros, entretanto, dizem que o pior passou, apesar de não descartarem sustos. 


A recomendação é evitar o risco, inclusive quem for arrojado. Os analistas de mercado sugerem manter a posição atual para não fazer o prejuízo (vender a ação mais barata do que comprou) e comprar apenas o que está claramente barato – para isso, é preciso acompanhar as falas dos representantes das corretoras na imprensa, nos podcasts e no Twitter. 


Observe sempre a pontuação do Ibovespa, que nesta semana rondou os 80 mil pontos. Segundo os experts, há a possibilidade dessa referência da bolsa cair para o patamar dos 60 mil pontos, o que equivale a uma queda de 33%. 


O derretimento da bolsa também atingiu empresas sem relação direta com a pandemia, como as de energia e saneamento básico. Por exemplo, a distribuidora de energia Taesa (ação TAEE11), que subiu 14% no ano, caiu 12,8% desde janeiro. 


Deve-se desconfiar até de empresas de prestígio, principalmente as de setores diretamente afetados pela pandemia, como o varejo. Empresários acham que a recessão pode durar até três anos, com poucos crescendo em receita nesse período. 


Outros analistas dizem ainda que, pelo contrário, uma elite vai ganhar muito. Como a concorrência vai sofrer, essas poucas vão conquistar mercado mais do que hoje e se valorizarão na bolsa. Uma pena para o País e uma boa para o investidor frio. 


Ainda vale a pena


Apesar do risco, a bolsa não pode ser ignorada. Basta deixar entre 70% e 90% de suas economias em opções conservadoras. Use percentual menor (os 10% a 30% restantes) para comprar ações – desde que não vá precisar desse dinheiro nos próximos cinco anos. Lucrar no dia a dia é para investidores profissionais, aqueles que decifram balanços e descobrem pechinchas por experiência própria. Como não se acerta sempre, não escolha uma só empresa. Diversifique. 


Invista em proteção


O investimento financeiro não é só para lucrar – é possível se proteger, no jargão do mercado, fazendo hedge. O hedge é um derivativo, papel que tem mercadoria ou moeda como referência. Por exemplo, se sua indústria compra soja, basta investir o mesmo valor em contratos da commodity no mercado futuro. Se a soja subir, a empresa pagará mais, mas o hedge vai cobrir a diferença (o ganho cobre a despesa extra). Comprar dólar bem antes para viajar, na prática, é hedge.


Preço do frete


Se você costuma navegar pelo comércio on-line deve ter notado um bombardeio de promoções e facilidades. Será que é tudo isso mesmo? Entre nas ferramentas de busca de preços na internet e observe o histórico do produto para saber se o desconto é de verdade. Cuidado com o frete, que aparece só quando se está com água na boca para fechar a compra. Atenção para tarifas “premium” com valor mensal para dispensar o frete. Você vai comprar sempre no mesmo lugar?


Logo A Tribuna
Newsletter