Imposto de Renda: restituição está com datas mantidas

Receita adiou para 30 de junho limite para entrega de declarações

Por: Da Redação & Com informações do Estadão Conteúdo &  -  07/04/20  -  11:18
Um terço ainda não declarou IR a cinco dias do fim do prazo
Um terço ainda não declarou IR a cinco dias do fim do prazo   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mesmo com o adiamento do prazo de entrega do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) para 30 de junho, o cronograma de restituições original está mantido.


A Receita Federal continuará a pagar cinco lotes de devolução, de maio a setembro, no valor total de R$ 26 bilhões. Nos anos anteriores, eram sete parcelas. O primeiro lote deste ano, a ser pago em 30 de maio, totalizará R$ 2 bilhões, com prioridade para idosos, pessoas com deficiência e doenças graves.


Ao anunciar o adiamento do prazo de entrega do IRPF, na semana passada, o secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, salientou que “os contribuintes que puderem devem continuar a enviar as declarações, mesmo com o prazo adiado, porque a prioridade é para quem enviou primeiro”.


Imposto a pagar


Quem tiver imposto a pagar terá até 10 de junho para pôr, em débito automático em conta-corrente, o pagamento da primeira parcela ou da cota única.


Os que entregarem a declaração entre 11 e 30 de junho só conseguirão fazer o débito da segunda parcela em diante. Para pagar a primeira prestação, será preciso emitir Darf e ir a um banco. A expectativa do Governo é que 32 milhões de contribuintes façam a declaração neste ano.


Logo A Tribuna
Newsletter