Fundos imobiliários despencam 1,72%

Queda assustou investidores, que em dezembro viram o Ifix, índice da média do segmento, subir 35% e superar o próprio Ibovespa

Por: Marcelo Santos & Da Redação &  -  09/01/20  -  23:46
Corretora de Tóquio: Tensão mundial com Oriente Médio deixa investidores atentos a eventuais perdas
Corretora de Tóquio: Tensão mundial com Oriente Médio deixa investidores atentos a eventuais perdas   Foto: BEHROUZ MEHRI/AFP

O Ifix, índice da B3 (ex-Bovespa) que representa a média dos fundos imobiliários sofreu forte revés nesta quarta-feira (9), com comentários preocupados dos investidores nas redes sociais e nos fóruns de debate do segmento.


O recuo foi de 1,72%, aos 3.183 pontos, mas durante o dia a queda rondou os 3%. Porém, o Ifix é uma média. O SDI Logística, que em um ano subiu 30%, quarta-feira, caiu 6%. Outros fundos tiveram queda de pouco maior de 2%.


Entretanto, para quem está acostumado a acompanhar o recuo do mercado de ações, o dos fundos imobiliários não deveria ter assustado tanto.


“Metade da minha carteira é fundo imobiliário e hoje ela está derretendo”, escreveu um investidor no fórum do Investing. “Ver a carteira encolher mais de R$ 56 mil num só dia não é nada bom”, anotou outro.


O espanto se dá porque o mercado de fundos imobiliários é mais estável que o de ações, mesmo sendo renda variável. Por isso, os analistas o recomendam aos investidores acostumados com a estabilidade da renda fixa, como caderneta, CDB e fundos DI.


Porém, no mês passado, o Ifix subiu 10% em apenas 30 dias e superou o Ibovespa no ano, com 35% (poupança, por volta de 4%).


Segundo o site Infomoney, a conclusão dos analistas é de houve uma correção de ganhos. Após a alta acentuada de dezembro, o mercado decidiu aparar o excesso e vender parte das cotas para fazer o lucro.


O Ibovespa reúne 70 ações e o Ifix, 100 fundos. Os fundos imobiliários também são negociados na bolsa. Tal como as ações, eles são identificados por letras, mas com o acréscimo do número 11.


Quem investe em um fundo imobiliário adquire uma ou mais cotas, recebendo uma remuneração mensal proporcional a essa participação e resultante dos aluguéis.


Por isso, os investidores de fundos imobiliários podem focar uma estratégia de aumento de patrimônio (busca a valorização de sua cota) ou de renda (quer fundos especializados em pagar bons aluguéis) ou ainda fazer os dois ao mesmo tempo.


Tributação


Há ainda a vantagem de não pagar Imposto de Renda no aluguel. O IR será cobrado apenas se o investidor vender sua cota e lucrar (valor da venda superou o da compra).


Logo A Tribuna
Newsletter