Feriados reduzem faturamento do varejo

Pesquisa da FecomercioSP sinaliza uma queda de R$ 11,8 bilhões em 2020 em razão da maior quantidade de folgas em dias úteis

Por: Da Redação  -  23/12/19  -  18:34
Especialistas dizem que autoridades precisam pensar em políticas que incluam os idosos na sociedade
Especialistas dizem que autoridades precisam pensar em políticas que incluam os idosos na sociedade   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O varejo nacional deve deixar de faturar R$ 11,8 bilhões em 2020 por causa de feriados nacionais ao longo do ano. O total é 53% maior do que a perda prevista para 2019, de R$ 7,6 bilhões. Segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), esse aumento se deve à maior quantidade de feriados em dias úteis e mais pontes de emendas em 2020. No próximo ano, serão 11 feriados em dias úteis – em comparação aos sete deste ano.


Considerando os índices econômicos que apontam para uma recuperação da atividade produtiva, tanto o comércio quanto o varejo devem se beneficiar de mais vendas em 2020, em uma média diária, o que faz com que cada feriado ou ponte de emenda em dia útil leve a uma perda financeira maior para os setores, como mostra o levantamento.


Apesar dessa queda no varejo, a entidade enfatiza que setores como serviços (transporte, restaurantes e bares, por exemplo) e turismo tendem a apresentar um fôlego maior nessas datas.


O estudo separa os setores do varejo e o nível de perdas que devem ter no próximo ano apenas em detrimento do fator “feriado nacional”. O setor classificado como “outras atividades” é o que deve contabilizar a maior perda: em torno de R$ 4,48 bilhões, com alta de 47% em relação a 2019. Esse grupo inclui os comércios de combustíveis, joias e relógios, artigos de papelaria, entre outros.


As perdas nas atividades de supermercados (R$ 3,2 bilhões) e farmácias (R$ 1,87 bilhão) devem ser superiores em 58% e 59% em relação às de 2019. Juntos, ambos os setores devem responder por 43% do total das perdas estimadas neste estudo para 2020.


Os demais segmentos que devem deixar de faturar com os feriados e pontes são vestuário, tecidos e calçados (-46%, R$ 1,1 bilhão); e móveis e decoração (-61%, R$ 1 bilhão).


Todos esses setores avaliados geralmente são aqueles mais sensíveis à compra por impulso, entre eles lugares que o consumidor normalmente frequenta durante o horário de almoço ou no fim do expediente. São diferentes daqueles onde a compra é programada – os de bens duráveis –, setores que não perdem com feriados nacionais, já que o consumidor tende a efetuar a compra em outro dia.


Nesse estudo, aFecomercioSPnão considerou os feriados estaduais e municipais – que também prejudicam a atividade comercial. Na análise da entidade, ainda que esses R$ 11,8 bilhões pareçam um grande dano ao varejo, esse valor representa 0,6% (ou o equivalente a dois dias de comércio fechado) do faturamento total desse setor no prazo de um ano, que é de cerca de R$ 2 trilhões.


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