Falta cerveja no mercado brasileiro, afirma consultoria

Desabastecimento na produção e no estoque de bebida deve-se à falta de latas de alumínio e vidro

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/11/20  -  15:36
Harmonização de cervejas integra a programação
Harmonização de cervejas integra a programação   Foto: adobe stock

A produção de cerveja no Brasil está aquém da demanda. É o que aponta um estudo da consultoria  Neogrid. A bebida alcoólica mais consumida no país atingiu em outubro 18,92% de “ruptura”, sinaliza o levantamento. Tanto que algumas marcas já não são notas nas prateleiras pelos consumidores. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


O motivo: falta de embalagens. “Todas as cervejarias apresentam falta de produtos no varejo e o nível de ruptura da cerveja nunca foi tão alto como hoje.”, alerta o representante da consultoria, Robson Munhoz. 


Segundo ele, o índice de ruptura que em 2019 era de cerca de 10%, só subiu desde o início da quarentena em março, última vez em que a marca esteve na casa dos 10%.


Nos últimos dois meses, foram registrados 17,64% em setembro e 18,92% em outubro, segundo o monitoramento da Neogrid, que acompanha dados de 40 mil varejistas no país.  


Munhoz explica que o problema está na cadeia produtiva, mais especificamente, no fornecimento de vidro e lata para a confecção das embalagens. “Não estamos falando em desabastecimento. Há falta de algumas marcas. Se falta embalagem não tem como produzir e vender cerveja no mercado”. 


Logo A Tribuna
Newsletter