Declaração do Imposto de Renda: Gasto médico não tem teto, mas demanda cuidado

Receita permite deduzir custos com terapeutas, fisioterapeutas, dentistas, cirurgiões plásticos, psicólogos, exames laboratoriais, planos de saúde e hospitais

Por: Da Redação  -  17/04/20  -  21:25
Relação dos contribuintes está disponível na página da Receita Federal
Relação dos contribuintes está disponível na página da Receita Federal   Foto: Shutterstock

Informar despesas médicas de maneira correta na declaração do Imposto de Renda pode aumentar a restituição a receber ou reduzir o valor a ser pago pelo contribuinte. Porém, um erro pode levar à malha fina.


A inclusão das despesas com saúde do contribuinte e/ou de dependentes é ilimitada. Mas, como o modelo simplificado oferece desconto padrão, no lugar das deduções permitidas de 20% – até R$ 16.754,34 –, incluir esses gastos é vantajoso no modelo completo.


A Receita permite deduzir custos com terapeutas, fisioterapeutas, dentistas, cirurgiões plásticos, psicólogos, exames laboratoriais, planos de saúde e hospitais. Valores com medicamentos devem constar na nota emitida pelo hospital. Gastos com óculos, lentes de contato, aparelhos de surdez e enfermeiros não podem ser declarados.


“É aconselhável guardar, por pelo menos cinco anos, todos os comprovantes, com nome, CPF ou CNPJ e endereço de quem recebeu os pagamentos”, diz Valdir Amorim, coordenador de Impostos da IOB.


Logo A Tribuna
Newsletter