Companhias aéreas cancelam voos e Latam remarca passagens

Nesta semana as medidas para não perder passageiros ou evitar prejuízos maiores no curto e médio prazos

Por: Da Redação  -  07/03/20  -  18:39
  Foto: Divulgação

Um dos segmentos mais afetados pelo impacto do novo coronavírus na economia, as empresas aéreas ampliaram nesta semana as medidas para não perder passageiros ou evitar prejuízos maiores no curto e médio prazos. 


É o caso da Latam. A empresa permitirá até o próximo dia 22 que clientes com reservas para voos internacionais a serem realizados até 31 de dezembro remarquem suas viagens. 


A Latam permite alterar a data e o destino, ou apenas um deles, posteriormente. Segundo a empresa, é permitida uma alteração por bilhete, sem multa, até 14 dias antes da partida do voo original, sujeita a diferenças tarifárias. 


Já a TAP decidiu cancelar mil voos por “quebras significativas” de reservas para este mês e o próximo, segundo o site Presstur.  


A decisão atinge regiões mais afetadas pelo coronavírus, principalmente a Itália, mas também outras localidades que perderam passageiros temerosos com a disseminação do vírus.  


Já a Azul suspendeu voos para Porto, em Portugal, conforme o site Aeroin, citando comunicado interno da empresa. O texto afirma ainda, diz a Aeroin, que haverá licença não remunerada para os funcionários.  


As dificuldades das empresas estão mais claras nas bolsas. Considerando o período de um mês, a ação da Azul lidera as perdas, com queda de 49%.  


Já a Gol perdeu 34% de seu valor. No caso da Latam, considerando o papel negociado em Nova Iorque, o recuo é de 30%.  


A britânica Flybe é considerada a primeira baixa atribuída ao coronavírus. Com poucas reservas, a empresa faliu, apesar de seus problemas não serem recentes.  


Logo A Tribuna
Newsletter