Cobranças de bagagens encarecem voos ao exterior

Cobrança pela mala já está disseminada entre aéreas internacionais que operam no Brasil, mas há companhias que isentam a despesa

Por: Marcelo Santos & Da Redação &  -  07/10/19  -  01:06
Passageiros precisam se preocupar com o preço da bagagem em seu orçamento
Passageiros precisam se preocupar com o preço da bagagem em seu orçamento   Foto: Adobe Stock

Além de ser atropelado pela subida do dólar, quem pretende viajar ao exterior enfrenta um segundo gasto extra – a cobrança de bagagem despachada. Essa despesa soma até US$ 115 (R$ 452) por trecho (ida ou volta) ao preço da passagem que aparece nos buscadores de voos como Skyscanner, Kayak, Melhores Destinos e Decolar. 


Diferentemente dos voos domésticos, nos quais a cobrança de bagagem despachada (a que vai no porão do avião) é uma novidade e foi aprovada mediante muito embate no Congresso, a dos voos internacionais tem amparo legal desde o final de 2016. 


Porém, segundo relatos, passageiros têm notado um uso mais assíduo da cobrança pelas empresas dos voos internacionais. Segundo o Kayak, as aéreas reduziram as franquias de bagagem no início deste ano. 


As políticas de cobrança variam de uma empresa para outra. Algumas aéreas isentam a primeira bagagem até 23 quilos, mas cobram pela segunda. Em outras, ambas são gratuitas. Mas, a grande maioria adota tarifas para as duas. Já a mala de mão é livre de taxa.


Consultar um agente de viagens é o melhor caminho para evitar dor de cabeça. Porém, para quem opta por conta própria encontrar a melhor passagem, o desafio é o custo da bagagem ficar claro depois que se obtém o preço da passagem nos sites buscadores. 


Múltiplas informações


Os sites das aéreas têm tabelas com as regras e preços das bagagens despachadas, mas são campos difíceis de entender. 


Por exemplo, uma só companhia tem quatro tipos de classes tarifárias e a mais barata não inclui a bagagem despachada – nas demais os valores variam. Em outra empresa, há isenção em um horário, mas em outro não. 


No caso do portal da Expedia, é mais prático checar a tarifa da mala – na maioria das vezes, após um clique no horário do voo, na página seguinte há um link sobre bagagens. Já a Royal Air Maroc informa a gratuidade com o símbolo de uma mala e a informação de que o valor da passagem já inclui a bagagem (não se pagará a mais). 


O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, afirma que a cobrança da bagagem despachada nos voos internacionais com saída ou chegada ao Brasil foi autorizada por lei no final de 2016. “O Brasil aderiu a um modelo que era praticado no mundo há uns 30 anos”. 


Segundo o executivo, cobrar pela bagagem é uma decisão comercial de cada empresa. 
Sanovicz afirma que o fato do Brasil admitir uma regra que é “planetária” atrai mais empresas aéreas para ao Brasil. 


O argumento é o mesmo para a cobrança da bagagem despachada nos voos domésticos, recentemente aprovada pelo Congresso depois de um intenso debate sobre o tema. 


A recomendação do Kayak é optar por pagar a bagagem na hora da compra do bilhete e não no embarque, evitando tarifas mais caras. Para isso, não há como não gastar bom tempo lendo as regras nos sites das aéreas.


Logo A Tribuna
Newsletter