Caderneta de poupança passa a render 1,57%

Dessa forma, é provável que o investidor passe cada vez mais a perder para a inflação

Por: Marcelo Santos  -  18/06/20  -  14:51
Cotação do bitcoin chegou a subir 37% em um ano
Cotação do bitcoin chegou a subir 37% em um ano   Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Como a regra da remuneração da caderneta está atrelada à taxa Selic, a poupança passa a render 1,575% ao ano. Dessa forma, é provável que o investidor passe cada vez mais a perder para a inflação, exceto, é claro, se ela continuar deflacionária (abaixo de zero) devido à recessão (se cai a demanda, os preços também recuam).


A regra dos 70% da Selic só não vale para quem tem depósito realizado até 3 de maio de 2012, com rentabilidade tabelada em 6,17% ao ano – a recomendação é não sair dela, porque a renda fixa (Tesouro Direto, CDBs, LCIs e fundos DI, entre outros) paga bem abaixo disso. 


Se o investidor observar a rentabilidade dos últimos 12 meses, vai verificar um retorno acima dos 1,575% ao ano, porque ele traz o rendimento passado, quando repercutia a taxa Selic mais elevada. Agora, não vai ter como escapar do resultado minguado. 


A queda da Selic também derruba o CDI, a taxa de juros dos empréstimos feitos só entre os bancos. O CDI é a referência para investimentos como CDB e LCI e para uma série de fundos de renda fixa. 


Quando um produto diz que paga 100% do CDI, é porque a remuneração será igual à da taxa. Se for 80% ou 110%, por exemplo, basta multiplicar 0,8 ou 1,1 pela taxa do CDI para saber qual é o retorno prometido. 


A expectativa é que o CDI caia para 1,86% ao ano. Até ontem, era de 2,9%, considerando que a Selic estava em 3%.


Logo A Tribuna
Newsletter