Brasil registra 748 mil pedidos de seguro-desemprego devido à pandemia

País registrou aumento de 22,1% em abril na comparação com igual mês de 2019

Por: Por ATribuna.com.br  -  12/05/20  -  13:49
Atualizado em 12/05/20 - 14:06
A lei que criou o auxílio emergencial veda o recebimento por quem já ganha o seguro-desemprego
A lei que criou o auxílio emergencial veda o recebimento por quem já ganha o seguro-desemprego   Foto: Imagem ilustrativa/Agência Brasil

Efeito direto da pandemia do novo coronavírus, o número de pedidos de seguro-desemprego aumentou 22,1% em abril na comparação com igual mês de 2019. Ao todo, o país registrou 748.484 solicitações feitas pelos trabalhadores, informa o Ministério da Economia. Em abril do ano passado, foram 612.909 pedidos.  


O aumento de 135 mil requerimentos em termos absolutos vem na esteira da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O governo estima que ainda há até 250 mil requerimentos que ficaram represados entre março e abril por causa do fechamento de agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Essas unidades são de administração municipal e estadual e estão sem atendimento presencial para evitar risco de alastramento da covid-19.  


Os trabalhadores demitidos sem justa causa têm até 120 dias para requerer o seguro-desemprego. O governo tem buscado orientar os cidadãos sobre a o pedido do benefício pela internet ou por aplicativo para smartphone.  


Na primeira quinzena de abril, a quantidade de requerimentos pela internet chegou a 90,2%. Depois, houve uma redução com o aumento de atendimentos presenciais nos últimos dias do mês. No acumulado de janeiro a abril, foram contabilizados 2.337.081 pedidos.  


* Com informações são do Estadão Conteúdo


Logo A Tribuna
Newsletter