Auxílio emergencial: Benefício negado no app da Caixa poderá ser contestado

Além da possibilidade de formular um novo pedido, o governo se comprometeu a substituir a expressão 'Dados Inconclusivos' pela opção 'Realize Nova Solicitação'

Por: Da Agência Brasil  -  04/06/20  -  17:30
Ministério da Cidadania anunciou nova medida para trabalhadores que não puderam receber o benefício
Ministério da Cidadania anunciou nova medida para trabalhadores que não puderam receber o benefício   Foto: Caio Rocha/FramePhoto/Estadão Conteúdo

Trabalhadores que tiveram o pedido de auxílio emergencial negado poderão contestar a decisão realizando uma nova solicitação. É o que determina um acordo judicial firmado pela Advocacia-Geral da União (AGU) com o Ministério Público Federal (MPF). O acordo, firmado o âmbito de uma ação civil pública movida pelo MPF para questionar supostas falhas na utilização do aplicativo do programa, visa aperfeiçoar a análise de pedidos de pagamento do auxílio.


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A medida foi anunciada nesta quarta-feira (3) pelo Ministério da Cidadania, que também faz parte do acordo, juntamente com a Caixa Econômica Federal e a Dataprev (empresa pública responsável pelo sistema de cadastro dos usuários).


Agora, além da possibilidade de formulação de um novo pedido, em caso de rejeição, o governo também se comprometeu a substituir a expressão “Dados Inconclusivos” pela opção “Realize Nova Solicitação” nos casos em que o benefício não for efetivamente indeferido; tornar mais claro e apresentar motivação adequada para os atos de indeferimento e atualizar de forma permanente os bancos de dados oficiais, evitando defasagem de informações sobre situação de desemprego.


Pelo acordo, o governo também se comprometeu a realizar esforços para divulgar os motivos de negativa das solicitações e a prestar informações complementares sobre o objeto da ação ao MPF e à Defensoria Pública da União em até 72 horas, caso provocados em juízo ou na esfera administrativa.


“O novo acordo também contém uma série de esclarecimentos sobre as medidas já adotadas pelo Governo Federal para solucionar os problemas relatados pelos usuários, como a possibilidade de o cidadão alterar os dados cadastrais, na hipótese de o programa identificar que os dados fornecidos são inconclusivos, e uma maior clareza sobre o fluxo do repasse dos benefícios processados por outros bancos”, informou o ministério.


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