Antecipar declaração do imposto de renda permite restituição mais cedo

Mais de 10 milhões enviaram declaração até a última segunda-feira (13); esperados 32 mi

Por: Da Redação  -  14/04/20  -  11:31
Atualizado em 14/04/20 - 11:46
Um terço ainda não declarou IR a cinco dias do fim do prazo
Um terço ainda não declarou IR a cinco dias do fim do prazo   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mesmo com a ampliação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IRPF, para pessoas físicas), recomenda-se ao contribuinte que envie o documento à Receita Federal o quanto antes. Essa medida favorecerá quem tiver direito a restituição.


O prazo final de entrega foi adiado em dois meses, para 30 de junho, mas as devoluções ocorrerão nas datas originais, em cinco lotes – nos dias 29 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro. 


Quem já mandou a declaração também ganha mais tempo para modificá-la, caso precise. Por exemplo, quem enviou a versão simplicada e, depois, conseguiu comprovantes de gastos para informar a Receita tem como entregar a versão completa, que pode diminuir o total do imposto devido ou aumentar o valor a receber de volta.


O mesmo vale para casais que fazem declaração conjunta do IRPF. Se for mais vantajoso prestar contas de forma separada, há tempo para mudar.


Um lembrete: quem tiver imposto a pagar e pretender fazer isso em débito automático (de cota única ou primeira parcela) terá de entregar a declaração até 10 de junho. Se a enviar entre 11 e 30 de junho, deverá pagar a primeira parcela por Darf. Débito automático, apenas da segunda prestação em diante.


Logo A Tribuna
Newsletter