Veja dicas e se prepare para concurso público de Santos

Especialista dá sugestões para quem deseja vencer a concorrência e conquistar uma oportunidade de emprego

Por: Yasmin Vilar & De A Tribuna On-line &  -  01/02/19  -  09:15
Um dos erros mais comuns é se deixar dominar pela ansiedade bem na hora da prova
Um dos erros mais comuns é se deixar dominar pela ansiedade bem na hora da prova   Foto: Arquivo

Com a recente abertura das inscrições para concurso público pela Prefeitura de Santos, candidatos, conhecidos como “concurseiros”, passam a se preparar durante meses para as provas. A Tribuna On-line conversou com uma especialista para dar dicas e demais orientações para quem deseja garantir um emprego.


A especialista em Recursos Humanos (RH) Andréa Marques ressalta que existe uma enorme concorrência para qualquer vaga. Com isso, entre as maiores dúvidas dos candidatos, está a decisão sobre enfrentar os estudos sozinhos ou entrar em algum curso preparatório. “A vantagem de fazer um curso preparatório é semelhante ao dos estudos independentes, ou seja, o conteúdo é bastante direcionado e específico para o exame em si”, explica.


Além das disciplinas comuns, como Língua Portuguesa, Andréa ressalta que o candidato deve se atentar a questões que envolvam conteúdos específicos, como o Direito Administrativo e Constituição Federal. “Mesmo que o candidato não tenha formação suficiente, ele pode se aproximar da chance de sucesso, visto que vai ter uma orientação direcionada a questões relacionadas às vagas”. Também é necessário estar em dia com questões fiscais, eleitorais, criminais, militares e trabalhistas.


Outra recomendação da especialista é estar atento a outras oportunidades fora da cidade escolhida, observando o número de candidatos por vaga. “Já tivemos um caso, há cinco anos, quando um concurso aqui em Santos tinha mais candidatos que na Capital”.


Confira dez dicas da especialista para preparar o concurso


- Preparar-se antes


- Concentração


- Ler o edital do concurso com atenção


- Desconectar das redes sociais


- Reservar, no mínimo, 4 horas por dia para os estudos


- Não interromper o momento de estudo por motivo algum


- Manter-se alimentado e hidratado


- Ter foco no objetivo


- Não deixar para estudar para um concurso às vésperas


- Ter um plano de estudo de, no mínimo, 1 ano


- Verificar a quantidade de pessoas por vaga


Logo A Tribuna
Newsletter