Veja 5 dicas para quem quer fisgar um emprego em tempos de isolamento social

Especialistas listam como aproveitar o momento para aumentar a rede de contatos e se candidatar às oportunidades

Por: Nathália de Alcantara  -  28/03/20  -  10:50
Cuidado ao baixar aplicativos no celular ou computador
Cuidado ao baixar aplicativos no celular ou computador   Foto: AdobeStock

No meio de tantos grupos impactados pela pandemia do coronavírus no país, há um em particular que se viu ainda mais prejudicado diante do avanço da doença: o de desempregados. Por isso, preparamos cinco dicas para você aproveitar o isolamento social para focar na busca pela recolocação no mercado de trabalho.


Atualmente, existem 11,6 milhões de pessoas sem emprego no Brasil. Gisele Maiara, de 28 anos, é uma delas. Sem trabalho há um mês, a administradora de empresas teme pelo tempo que levará para conseguir uma nova recolocação.


“Como a recomendação é para evitar aglomerações, penso que será mais difícil conseguir um novo emprego. Não sei o que vou fazer neste momento”, diz ela. “Os colaboradores já estão de home office e acho difícil as empresas realizarem novas entrevistas e contratações nas próximas semanas. Isso me preocupa”.


Segundo a coordenadora de marketing de recrutamento da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital, Larissa Ruza, o momento pode ser ideal para conseguir entrar ou se recolocar no mercado de trabalho.


Quem concorda com ela é a recrutadora Viviane Toledo, que atua na área há mais de 20 anos.


“É tudo uma questão de ponto de vista. O momento é delicado, mas é preciso ser otimista para não deixar a peteca cair. Muitas universidades e empresas abriram cursos on-line para que as pessoas aproveitem o tempo livre estudando e aprendendo”.


Segundo Viviane, vão sair na frente os candidatos que aproveitarem a oportunidade para somar conhecimento e crescer.


“Quando a vida voltar ao normal, esses estarão em situação muito mais confortável dos que ficaram apenas dormindo ou vendo televisão. E o mercado, que cobra muito dos candidatos, reconhecerá isso”.


Veja as cinco dicas


  • Por mais clichê que possa soar, é preciso lembrar: não se desespere. O desespero faz com que não encontremos saídas, transforma qualquer caminho em labirinto. Mesmo sendo difícil, tente racionalizar a situação e transformar a sua ansiedade em ação
     
  • O período de quarentena é ótimo para criar ou reforçar a rede de contatos profissionais. Notifique que está em busca de um emprego aos mais próximos, em suas redes sociais e grupos de WhatsApp. Sabe aquele amigo que trabalha em uma empresa legal? Ligue para ele! Participe de comunidades virtuais com interesses relacionados à sua área de atuação e compartilhe conhecimentos. Conecte-se, comente e se faça visível!
     
  • Ainda falando sobre o universo digital, entenda que ele pode ser um grande aliado nesse momento. As melhores e maiores empresas estão inseridas nas redes sociais e divulgam suas vagas em sites e plataformas de emprego. Portanto, vá à caça! Torne-se um pesquisador, busque oportunidades relacionadas ao seu objetivo de carreira e inscreva-se nas oportunidades que fizerem mais sentido para você
     
  • Se inscreveu e não sabe qual é o próximo passo? Busque canais que permitam fazer um processo seletivo digital! Hoje, inúmeras plataformas possibilitam que você faça entrevistas e testes aí da sua casa, de forma muito mais fácil, com seu próprio celular. As áreas de RH continuam a avaliar candidatos e quem conseguir migrar mais rápido para o digital, com certeza sairá na frente nesse período
     
  • Por fim, ajude quem mais precisa. Se conhece alguém que, assim como você, está em busca de uma nova chance, compartilhe oportunidades! Eduque as pessoas para utilizarem a internet de uma forma colaborativa e funcional nesse período

Fonte: Connekt 


Logo A Tribuna
Newsletter