Internet tem cursos gratuitos até de Harvard a quem está isolado em casa

Em tempos de quarentena por conta do novo coronavírus, é possível se qualificar e aprender novas atividades

Por: Tatiane Calixto  -  30/03/20  -  10:26
Estudantes vão ter aulas por aplicativo e pela TV a partir de segunda-feira
Estudantes vão ter aulas por aplicativo e pela TV a partir de segunda-feira   Foto: Imagem ilustrativa/Annie Spratt/Unsplash

Ainda que não seja fácil ter o dia a dia virado do avesso neste momento de pandemia do novo coronavírus, é possível tirar proveito de isolamento social e se qualificar. Diversas plataformas oferecem cursos on-line gratuitos. Uma ótima oportunidade para estudar e turbinar o currículo em tempos de quarentena. 


>> Confira os cursos disponíveis e como acessar


A internet tem diversas opções. Desde aulas virtuais que oferecem certificado a cursos de inglês - alguns, inclusive com tutores nativos. É possível ainda aprender sobre programação e se especializar na área da beleza (veja mais no infográfico). 


A plataforma VTX Lab, por exemplo, oferece conceitos e fundamentos para quem quer começar na carreira como barbeiro ou cabelereiro, ou para quem já atua na área e deseja se aperfeiçoar e ficar antenado.


Daniella Brilha, diretora de marketing da empresa Belliz Company, que mantém a plataforma VTX Lab, explica que o isolamento físico fez com que cursos, negócios e atividades on-line se tornassem ainda mais relevantes. 


“Vale tirar proveito desse momento para se aperfeiçoar e se capacitar para a hora de retomar sua rotina e atividades. Isso vai ajudar a fazer a diferença em um mundo que vai ficar mais competitivo”. 


Organize-se 


Porém, para conseguir aproveitar as oportunidades, é preciso organização. Segundo Maria Eugênia Sanson, diretora acadêmica do Hyper English, é possível ter uma rotina mais flexível, mas não se pode perder a disciplina. 


“Mesmo que a pessoa dedique poucos minutos por dia a assistir as aulas on-line ou fazer exercícios, isso faz diferença. A vantagem desse momento de quarentena é poder complementar o aprendizado com outras atividades. Dá, por exemplo, para ver filmes ou séries, ler notícias ou jogar em um idioma que esteja estudando. Porém, é preciso se organizar”.


Ela aconselha que, ao escolher o curso, a pessoa aproveite para colocar em prática algum desejo que esteja há muito tempo no papel. Escolha algo que tenha a ver com uma área de interesse, porém que o dia a dia impedia maior dedicação.


“Pense em um plano de estudos que já se estenda para os próximos meses. Escolha cursos rápidos ou com módulos intensivos para que consiga progredir mais rapidamente e desenvolver o aprendizado. Optar por um curso que possa acrescentar valor e qualificação ao seu currículo é melhor ainda, assim a experiência poderá trazer resultados para muito além desse período”.


Logo A Tribuna
Newsletter