Estado lança Mutirão de Qualificação com 240 mil vagas em cursos gratuitos

Os cursos são virtuais, remotos e presenciais dos programas Via Rápida, Novotec, São Paulo Criativo, SP Tech e Empreenda Rápido

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/10/20  -  14:46
Quase metade do planeta ainda não tem acesso à internet, aponta estudo
Quase metade do planeta ainda não tem acesso à internet, aponta estudo   Foto: Agência Brasil/EBC

O governo do Estado lança o primeiro Mutirão de Qualificação, com a oferta de mais de 240 mil vagas em cursos gratuitos dos programas Via Rápida, Novotec, São Paulo Criativo, SP Tech e Empreenda Rápido. Os cursos virtuais, remotos e presenciais estarão disponíveis para as nove cidades da Baixada Santista.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O anúncio faz parte do Retomada 21/22, plano para impulsionar a economia do Estado. “Essa é a maior oferta de vagas gratuitas para qualificação profissional já feita em São Paulo. O Governo de São Paulo, por meio destes cursos, cria oportunidade para milhares de pessoas abrirem o seu próprio negócio. E pessoas que são qualificadas têm mais chances de obter empregos com melhores condições salariais”, afirma o governador João Doria (PSDB). 


A iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza, Senac, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Sebrae.  


Os cursos estão divididos em dois pilares: qualificação profissional e empreendedorismo, para jovens e adultos. São mais de 30 opções de cursos em áreas como varejo, gestão, tecnologia, economia criativa e idiomas. As aulas serão realizadas em formato online (teleaula e autoinstrucional) ou presencial. As inscrições estão abertas e são feitas virtualmente. 


Cursos e inscrições 


Na qualificação profissional, são 100 mil vagas em cursos nas áreas de varejo, tecnologia, gestão, economia criativa e idiomas, por meio dos programas Via Rápida, Novotec, SP Tech e São Paulo Criativo. Há opções de aulas online e presenciais. As inscrições estão abertas e serão realizadas de maneira contínua nos sites: 


>> Cursos de Economia Criativa, Varejo, Gestão e Tecnologia.


>> Cursos de tecnologia e Idiomas, com foco para jovens de 14 a 25 anos


No empreendedorismo, são 140 mil vagas em cursos de curta duração, por meio do Empreenda Rápido, para apoiar empreendedores no passo a passo para abrir o seu negócio e/ou trabalhar como freelancer. Em parceria com o Sebrae-SP, as aulas têm carga horária de 20 horas e contam com opções online e presencial. 


>> As inscrições já estão abertas e serão realizadas de maneira contínua pelo site


Datas  


Sobre as inscrições, os cursos remotos, com aulas ao vivo mediadas por tecnologia, oferecidas pelo Senac e pelo Centro Paula Souza vão até dia 03/11, com previsão de início das aulas a partir do dia 09/11. Os cursos virtuais autoinstrucionais oferecidos com a Univesp, e os cursos para jovens de 14 a 25 anos oferecidos pelos parceiros privados como Education First, Digital Innovation One e Microsoft, têm inscrições abertas continuamente até todas as vagas serem preenchidas. 


Logo A Tribuna
Newsletter