Especialistas listam cinco passos que ajudam a garantir um emprego

Saiba como vencer os três meses de experiência no novo serviço

Por: Nathália de Alcantara & Da Redação &  -  14/07/19  -  17:26
Fundação prepara jovens para desafios de empresas
Fundação prepara jovens para desafios de empresas   Foto: A Tribuna

É no período de experiência, nos tradicionais primeiros três meses de emprego, que você tem a tarefa de mostrar o seu potencial e conquistar definitivamente a sua vaga. Segundo especialistas ouvidos por A Tribuna, cinco detalhes fazem a diferença na hora de lutar pelo seu espaço.


A primeira delas é estar aberto para a rotina da empresa, além de livrar-se de vícios em trabalhos anteriores. “Serão novas pessoas, uma nova dinâmica e você é quem terá de se ajustar. Claro que poderá agregar sua experiência, mas isso será com o tempo”, explica a especialista em Recursos Humanos Viviane Toledo.


Outra dica é encarar esses 90 dias como uma oportunidade de mostrar o seu potencial. “É preciso mostrar-se interessado, mas sem ser chato ou inconveniente. É necessário achar a medida certa para se dar bem com os colegas sem parecer arrogante ou com uma postura forçada”, disse Viviane.


O período de experiência é um teste para os dois lados, a fim de evitar decepções tanto do empregado quanto do empregador. “Costumo dizer que é como um noivado. Uma preparação para o casamento, mas também um último teste para verificar se dará certo”, brinca a especialista em recrutamento de pessoas Fabiana Garcia.


Pense no futuro


Depois de vivenciar seus 90 dias nessa nova empresa, pense nos próximos passos. Segundo o gerente de Recursos Humanos Eduardo Falcão, é preciso fazer planos para uma carreira próspera. “É preciso trabalhar com metas a curto, médio e longo prazo. E sempre se perguntar sobre quais são seus desejos dentro daquele emprego”.


As dicas dos especialistas


1. Esteja preparado


Antes de começar no trabalho, conheça o histórico da empresa e os produtos e serviços que ela oferece. É importante saber qual será sua posição e como atuará com as outras áreas. Faça planos para o dia a dia. Pense em como irá trabalhar, de que forma irá se vestir e se levará algum material de casa. Não esqueça de acordar com antecedência, alimentar-se direito e não se atrasar.


2. Vida que segue


Claro que você levará conhecimentos e experiências, mas deixe para trás as rotinas anteriores. Encare a nova tarefa como algo inexplorado e esteja pronto para novos aprendizados. Mantenha a mente aberta e abrace o desconhecido.


3. A primeira impressão conta


Nos primeiros dias, não se intimide quando todos estiverem te olhando. Mantenha a cabeça erguida e não deixe o nervosismo consumi-lo. Aja naturalmente, se apresentando para seus colegas e converse com eles. Mostre que tem interesse em conhecê-los.


4. Faça contatos


Comece a construir um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Os outros colaboradores são as pessoas que podem te ajudar com o trabalho e até mesmo no futuro.


5. Aprenda com os fracassos


Ao vivenciar momentos de fracasso, que são inevitáveis, não abaixe a cabeça. Aprenda com o tropeço e siga em frente. Permaneça concentrado e confiante de que as coisas darão certo. Não tenha vergonha de pedir conselhos e direcionamentos. Com uma nova equipe, estará aprendendo coisas novas. Essa é a sua chance de evoluir, desenvolver e ajustar suas táticas.


Logo A Tribuna
Newsletter