Especialistas da Baixada Santista mostram como se preparar para os concursos públicos em 2021

Ouvidos por A Tribuna, profissionais explicam técnicas para candidatos irem bem nas provas

Por: Nathália de Alcantara  -  14/01/21  -  16:36
Joseli tem focado na carreira de delegada depois de descobrir o mundo dos concursos após os 30 anos
Joseli tem focado na carreira de delegada depois de descobrir o mundo dos concursos após os 30 anos   Foto: Arquivo Pessoal

O estudo é o caminho que levará a advogada Joseli Ramos Arruda, de 37 anos, a agarrar sua tão sonhada vaga como delegada da Polícia Civil. Focada em passar no concurso público desde setembro de 2020, ela é uma das candidatas aos processos seletivos que poderão abrir este ano para a alegria dos concurseiros de plantão.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Na minha família, ninguém estudou. Estudei tarde, fui mãe cedo. Trabalhei de tudo que é coisa nessa vida. Fui babá, faxineira, vendedora e cuidadora”, diz ela, que está de olho na vaga de delegada em Minas Gerais.


>> Clique aqui para ver todas as vagas para concursos públicos e mais detalhes


Ela é a prova de que nunca é tarde para investir no mundo dos concursos públicos.


“Descobri esse universo depois dos 30 anos. Hoje, a dedicação é de, no mínimo, 2h e, no máximo, 6h diárias”.


Para Joseli, o descanso é sagrado aos domingos. “Minha rotina também inclui estudos e exercícios físicos para manter as saúdes mental e física”.


As técnicas


A delegada de polícia Martha Vergine, professora universitária e teacher coach do Eu Estudo Certo, explica que este ano trará muitas ofertas, já que muitos foram suspensos no ano passado por conta da pandemia de coronavírus.


“Será uma avalanche de concursos e ela virá com tudo. Mas, quando a porteira abrir, e para as mais diversas áreas, será preciso ter foco. Esse monte de informação pode gerar o que eu chamo de anorexia de resultado. ou seja, quem quer tudo acaba ficando sem nada”.


A especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas como as de concursos públicos diz ainda que, quanto mais você divide sua atenção, menos potência você tem.


“O Brasil não suporta mais funcionário publico meramente burocrata. O candidato hoje precisa entender que entrará num novo momento administrativo e político, no qual a população espera produtividade. Sempre digo aos meus alunos que deve ser entregue um lucro social”, esclarece Martha.


Ter uma rotina de estudos bem detalhada também é fundamental para não cair nas armadilhas do “fica para amanhã”, explica o professor Ronaldo Sampaio.


“Um erro muito comum é não ter um local para estudar e ver o celular, o que está passando na televisão, levantar para comer algo. O momento do estudo deve ser sagrado e sem distrações”.


Ele também recomenda que o concurseiro encontre o meio-termo entre estudar e ter saúdes física e mental.


“É fundamental ter um momento de lazer, de passeio, de folga. Não adianta bitolar e querer estudar 24h. Em pouco tempo, a pessoa estará cansada e ficará a um passo de desistir”.


Personagem


Ana Caroline de Sousa Sampaio, de 27 anos, é estudante de Economia e estuda para o cargo de Analista Legislativo do Senado.


Já faz 10 meses que ela está de olho no cargo, apesar de sempre querer trabalhar em Brasília.


“Tenho muito vínculo com a cidade, já morei lá há alguns anos. Quando comecei a estudar Economia passei a me interessar muito mais por política, Direito, setor público e me brilha os olhos a importância do processo legislativo para o funcionamento do País”.


Para o futuro, ela também sonha com outro cargo no Senado, mas mais específico para a sua formação.


“Comecei a estudar para esse concurso em maio de 2020. Eu tenho de 4h a 6h de estudos pela manhã e no fim de noite. À tarde e no começo da noite eu tenho aula na universidade”.


O descanso no sábado é de lei, já que ela também faz provas objetiva e discursiva.


“Estou em uma fase do meu ciclo de estudo que me falta aprofundar em alguns assuntos, mas com certeza já avancei bastante em várias disciplinas e conteúdos. Sinto que. quando a prova chegar, estarei preparada”.


Caroline montou uma rotina de estudos pensando em trabalhar em Brasília como Analista Legislativo do Senado
Caroline montou uma rotina de estudos pensando em trabalhar em Brasília como Analista Legislativo do Senado

Logo A Tribuna
Newsletter