Especialista dá dicas de como montar um bom currículo para uma seletiva

Conheça as regras e veja dicas de como elaborar o melhor perfil profissional, de acordo com o tipo de função

Por: Da Redação  -  19/06/19  -  00:36
Separe o seu currículo, escolha a sua oportunidade e boa sorte
Separe o seu currículo, escolha a sua oportunidade e boa sorte   Foto: Adobe Stock

Na corrida por um emprego, sai na frente quem conseguir fisgar o empregador com o melhor currículo. Afinal, o documento é nada menos do que a primeira apresentação do candidato ao possível novo chefe.


Segundo a especialista em Recursos Humanos Tatiana Toledo, elaborar um bom currículo faz toda a diferença para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho.


E se engana quem pensa que não dá para ser verdadeiro. “É preciso destacar os pontos positivos e fazer o que não parece tão atraente se tornar um diferencial”, explica Tatiana.


Um exemplo é quem tem mais de 50 anos e fica em dúvida de colocar a idade no currículo. “Apesar de muitos pensarem que as empresas não têm interesse de chamar pessoas mais velhas, lembre-se de que experiência nunca é demais”.


Então, na prática, uma maneira de colocar essa informação de um jeito interessante é listar cursos e empresas nas quais trabalhou.


O que colocar?


Um dos maiores problemas dos candidatos é cometer erros de português. “Isso pega muito mal. Mesmo que o motivo seja pressa, acaba sendo uma displicência”, conta a psicóloga especialista em Gestão de Recursos Humanos Alice Martins.


Ela, como responsável pelo recrutamento e seleção de pessoas, diz que também é bom ser direto e objetivo. “Nenhum recrutador, por mais que o conteúdo seja muitíssimo interessante, tem tempo de ler um currículo que parece livro. É preciso destacar apenas o fundamental”, diz Alice.


À primeira vista, se apresentar como um profissional dinâmico, pró-ativo e com experiência pode parecer boa ideia. No entanto, quem recorre a esses termos na hora de montar o currículo não tem nada de original. Segundo os perfis da rede social LinkedIn, especializada em contato profissional, esses são os termos mais usados.


Uma boa apresentação tem diversas qualidades, como objetividade, clareza e informação. Mas ela precisa também diferenciar o profissional. E, para fugir do padrão, consultar um dicionário é uma ótima ideia. Assim, é possível conhecer alternativas para a palavra dinâmico, por exemplo.


“É sempre bom tentar encontrar outras formas de apresentar essas características para não cair no senso comum. Busque sempre ampliar o seu vocabulário”, diz a especialista em seleção de candidatos, Daniele Andrade.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter