Entrevista de emprego: como se sair bem

Especialistas falam sobre o que fazer ou não quando se está frente a frente com o avaliador

Por: Lucas Pinto & Colaborador &  -  25/07/19  -  19:58
Mentir para o entrevistador é algo que não pode ser feito em hipótese alguma
Mentir para o entrevistador é algo que não pode ser feito em hipótese alguma   Foto: Adobestock

A batalha por um emprego em meio à crise do país cansa qualquer um. Para aumentar as chances de conseguir a tão esperada vaga, A Tribuna foi atrás de especialistas para mostrar o que fazer ou não quando se está frente a frente com o avaliador em uma entrevista de emprego.


Chega a ser óbvio, mas mentir para o entrevistador é algo que não pode ser feito em hipótese alguma. Lilian Cidreira, CEO da Future Minds Consultoria, conta que a mentira não se limita a qualificações do currículo.


“As pessoas acham que é feio falar que já foi demitido, que se ela admitir isso não vai conseguir novo emprego e então mentem, mas não é verdade”.


Falar demais é outro problema que ela aponta em alguns candidatos. “Ele nem deixa o recrutador falar e já começa a contar sua história. Nem permite que se façam as perguntas e já responde o que imagina que seria perguntado”.


Cidreira conta que as empresas querem saber nas entrevistas o que o candidato pode trazer à organização, e muitos não se atentam a isso. De acordo com ela, um erro comum é o entrevistado apenas falar sobre sua vida, sua personalidade, sem mostrar como isso traz resultados para o grupo.


Falta de atenção


No Lar das Moças Cegas, em Santos, quando a representante de Recursos Humanos Elaine Norato faz uma entrevista com candidato ela se atenta a alguns pontos. Entre eles, a falta de atenção incomoda. “É ruim quando a pessoa fala muito e não se atenta à pergunta que foi feita”, diz ela.


Norato comenta que o pior é quando se depara com alguém que fala mal do último emprego durante a entrevista.


“Não pega bem falar mal da empresa da qual saiu. Não vai ser apontando pontos negativos do outro local, para justificar sua saída, que vai conseguir a vaga. Pelo contrário, vou pensar que, no futuro, ela vai fazer a mesma coisa com a minha empresa”.


Ela completa seu comentário ao dizer o que procura durante a entrevista. “A gente quer saber de verdade sobre a pessoa que pode vir trabalhar conosco, as expectativas que ela tem, qual é a vontade dela e os motivos pelos quais está concorrendo à vaga”.


Logo A Tribuna
Newsletter