Viver Bem: veja que caminho seguir para alcançar a tão desejada paz interior

Especialistas defendem que algumas estratégias ajudam a manter a mente e as emoções positivas. E que tudo isso te fará colher os frutos de uma vida com muito mais qualidade

Por: Nathália de Alcantara  -  26/09/20  -  12:00
Preocupar-se demais com o passado e o futuro são erros bastante comuns
Preocupar-se demais com o passado e o futuro são erros bastante comuns   Foto: Dingzeyu Li/Unsplash

Driblar desafios diários como pessoas negativas e estresse para que nada disso te afete é o caminho para alcançar a verdadeira paz interior. A teoria é bem mais fácil do que a prática, mas existem caminhos que te ajudam a chegar no resultado esperado.


Para a psicóloga Cássia Albuquerque, algumas estratégias para manter a mente e as emoções positivas te farão colher os frutos de uma vida com muito mais qualidade.


Ela explica que preocupar-se demais com o passado e o futuro são erros bastante comuns. E que, a longo prazo, tornam-se muito prejudiciais.


“Deixe os erros e tudo aquilo que não deu certo. Foque apenas no aprendizado que ficou. Saiba seguir em frente. O mesmo vale para o futuro. Pense que não temos como saber o que virá e tudo pode mudar de um minuto para o outro”, diz Cássia.


Separar um tempo para si mesmo, seja para praticar uma atividade física, ler um livro, ver uma série ou apenas passear, também é fundamental. Essa é a dica do psicólogo Teodoro Toledo.


“É nesse momento em que você ficará em paz consigo, podendo refletir sobre a sua vida, seus desejos e objetivos. Nunca esqueça de fazer algo pela pessoa mais importante na sua vida: você mesmo”.


Dois pontos também devem começar a ser trabalhados. E nem pense em desistir. O primeiro é ter gratidão pelas coisas, mesmo as que aparentemente são ruins. O segundo é aceitar que você não pode mudaralgumas coisas e tudo bem.


“Nós temos a mania de querer controlar tudo. Mas a mentalidade correta é fazer o que pode e entregar, deixar ir. Liberte-se e siga em paz. Essa mudança de postura te trará muito mais confiança”, explica Teodoro.


Mude!


Guardar sentimentos ruins por outras pessoas e e não se perdoar são um atraso de vida. Para seguir em frente com o coração e a mente em paz, deixe para trás esse tipo de situação. Faça isso o quanto antes, recomenda Teodoro.


“A nossa mente, nossa energia, deve estar focada em coisas boas. Sempre que guardamos algo ruim dentro da gente, o mal fica em nós. E ele está ocupando o lugar de algo bom, que poderia trazer felicidade e satisfação, por exemplo”.


A psicóloga Simara Peres diz que estar rodeado de bons relacionamentos faz toda a diferença.


“As pessoas que convivemos mudam o nosso estado de espírito. Para melhor e para pior. Então, tire da sua vida tudo o que for excesso e não te faça bem”.


Reconhecer quando precisamos de ajuda, seja para um amigo ou para um profissional como o psicólogo, também muda o nosso destino. “Tenha humildade e diga quando sentir que algo não vai bem, que algum aspecto pode ser melhorado. Não aceite a derrota”.


>> O que é paz interior?
É quando os três itens abaixo estão alinhados e funcionando de maneira complementar
No seu físico: corpo que funciona bem e tem vitalidade
No seu emocional: suas emoções e as dos outros são compreendidas
Na sua mente: pensamentos positivos e períodos de pouco pensamento


>> O caminho para chegar até a paz interior


1. Viva o hoje
Deixe o passado no lugar dele, principalmente o que tem a ver com erros e o que não deu certo. Isso tudo tira a sua paz. Busque apenas melhorar no hoje com base no aprendizado vivido.Com relação ao futuro, procure não se preocupar tanto. Afinal, você nem sabe o que pode acontecer. Lembre-se de que tudo muda de um minuto para o outro


2. Agradeça
Seja sempre grato a tudo o que você tem de bom na sua vida. Estar satisfeito com a sua vida traz confiança e te encoraja a encarar novos desafios, apesar das dificuldades que certamente aparecerão


3. Tenha o seu tempo
Cuide de si mesmo, invista em mimos e faça coisas que te deixem feliz. Isso é importante por recarregar as energias.Nesse tempo, veja formas diferentes de olhar para si mesmo, reconhecendo seus potenciais e suas conquistas


4. Adeus, sentimentos ruins
O perdão é um dos sentimentos que mais pode liberar caminhos. Nada de guardar mágoas, ressentimentos e alimentá-los. isso bloqueará sua energia e te impedirá de focar no que importa.Perdoar é algo que fazemos por nós mesmos e não pelo outro. Perdoe-se também. E faça, a partir daí, um novo começo


5. Aceite o que não pode mudar
Saiba que nem tudo está ao seu controle e tudo bem. Apenas tenha autorresponsabilidade por aquilo que atraiu para sua vida. E se você já fez o que podia, entregue, libere e siga em paz


6. Mente ocupada só com coisas boas
Preencha sua mente com positividade, foque em como quer se sentir. Sua mente te guiará nesse caminho


7. Dê tchau para pessoas negativas
Além de drenarem a sua energia, elas o lembrarão de quão ruins as coisas podem ser, mesmo que você acredite e tente focar no oposto


8. Tenha bons relacionamentos
Ter com quem contar nos momentos difíceis e compartilhar suas alegrias é algo incrível e que deve ser valorizado. Conviva com pessoas que te tragam alegria, que o fazem sentir parte de algo, amado, querido e respeitado


9. Peça ajuda
Deixe de ser durão (ou durona) e diga que precisa do outro, seja para pessoas amadas ou para um psicólogo


10. Seja a mudança
Nunca se esqueça de que a paz interior vem de dentro para fora e só depende de você!


Logo A Tribuna
Newsletter