Viver Bem: Refazer a vida durante a pandemia

Na pandemia, muitos profissionais têm ressignificado a sua atuação, ajudando as pessoas voluntariamente; todo mundo pode – e deve – fazer um pouco

Por: Nathália de Alcantara  -  03/04/21  -  20:43
Muitos profissionais têm aproximado as pessoas oferecendo ajuda
Muitos profissionais têm aproximado as pessoas oferecendo ajuda   Foto: CDC/Unsplash

Nos tempos mais difíceis de pandemia de covid-19, com boom em óbitos, casos e internações, longe de quem se ama e acompanhando pelas redes sociais a morte de familiares e amigos, pequenos gestos têm feito a diferença. Na internet, muitos profissionais têm aproximado as pessoas oferecendo ajuda e serviços gratuitos dentro da sua área de atuação.
Segundo a psicóloga clínica Nathalya Ferraz de França, o mundo anterior à pandemia nos direcionava a uma vida mais agitada, com uma rotina mais corrida, quase sem tempo para as pessoas e até mesmo para ‘parar para pensar’.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Essa dura realidade que enfrentamos todos os dias tem ocasionado mudanças significativas em nossas vidas. A dificuldade que encontramos em nos adaptar a essas mudanças provoca emoções negativas, como o medo da morte e da perda, sensação de impotência, preocupação e insegurança em relação ao futuro”.


>> Conheça mais sobre o trabalho da turismóloga Selma Cabral


Ela explica que, perceber que a vida é finita por meio de uma experiência que ameaça nossa existência, pode provocar grande sofrimento e crise existencial. “Então, é chegado o momento de pararmos para refletir, analisar e questionar aspectos importantes de nossas vidas. A partir disso, constatar que é preciso romper algumas crenças e construir um novo olhar sobre a vida e o significado dela”.


>> Conheça mais sobre o trabalho do advogado Leonardo Damasceno


Nathalya ressalta, valorizar o que realmente importa é algo que precisa ser exercitado. “Precisamos exercitar autoconsciência no momento presente. Esteja mais atento aos pensamentos que surgem em sua mente e questione ‘como posso reagir da melhor forma possível ao que está me acontecendo?”, recomenda a especialista. “É necessário compreender que, apesar de estarmos vivendo um contexto de caos, nós ainda temos escolha de como iremos reagir diante de tantos episódios difíceis”.
Quem concorda com ela é a também psicóloga Rute Sampaio. “Devemos valorizar os pequenos hábitos e comportamentos do nosso dia a dia, focando na saúde e no que temos de bom”. Para ela, focar em momentos de relaxamento faz toda a diferença. “Desacelere, respire fundo e acredite no melhor”.


>> Conheça mais sobre o trabalho da psicóloga Janaína Hazarian


>> Conheça mais sobre o trabalho da personal trainner Tabata de Oliveira


Logo A Tribuna
Newsletter