Viver Bem: horta caseira é terapia em tempos de pandemia de coronavírus

Além de entrar em contato com a natureza, você ainda poderá se alimentar com delícias naturais e direto do seu jardim

Por: Nathália de Alcantara  -  20/02/21  -  22:03
Suely colhe seus temperos na varanda do apartamento, em Guarujá, antes de cozinhar
Suely colhe seus temperos na varanda do apartamento, em Guarujá, antes de cozinhar   Foto: Arquivo Pessoal

Muito mais do que cultivar alimentos saudáveis e entrar em contato com a natureza, ter uma horta dentro de casa é uma verdadeira terapia em tempos de pandemia de coronavírus.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A professora Suely Araújo de Paula Pitombeira, de 58 anos, iniciou a sua horta há mais de 10 anos. Hoje, a varanda de seu apartamento no Jardim Las Palmas, em Guarujá, tem rúcula, pimentão, tomate, cebolinha, tomilho, alho poró, quiabo, berinjela, manjericão e muito mais.


"Comecei aos poucos, com vasos com temperos e fui aumentando a produção".


>> Confira dicas de como plantar em vasos


Além de lindo, o espaço tem um cheirinho especial, principalmente quando o vento bate nas folhas de tempero.


"Como não tenho muito espaço, plano mais temperos, mas o objetivo é consumir menos agrotóxico e comer produtos mais naturais. Sempre incentivo meus alunos a não comerem produtos industrializados", diz a professora.


Apesar da paixão ser antiga, foi durante a pandemia que ela focou na horta. Para cozinhar, Suely vai até sua horta, pega o que precisa e mão na massa.


"Aumentei muito a produção e senti acolhimento, distração, nesse momento tão difícil. Plantei tanto alface que distribuí para os vizinhos. Aliás, muitos começaram suas hortas vendo a minha", conta.


>> Confira dicas para preparar o solo


Como começar


O especialista em hortas Paulo Sérgio Ramos Frutuoso, de 54 anos, explica que é simples começar uma horta em casa. Uma dica é apostar em vasos pequenos, que são mais fáceis de cuidar. Depois, com o desenvolvimento, basta transplantar para um vaso adequado.


Primeiro, coloque terra e sementes em um vaso. É fundamental regar numa dosagem que se perceba a terra umedecida. O local onde vai ficar a sua horta deve ser escolhido a dedo, já que ela deve receber ao menos quatro horas de sol por dia.


"Começar um cultivo vai além da agricultura. É desenvolver a questão de respeito à natureza, entender que existe vida, sentimento e espírito no solo. É uma conexão com a terra, se conectar com Deus", explica Paulo, que é coordenador de Horta Caseira da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, na qual um dos pilares é a Agricultura Natural.


Para ele, o momento de cuidar da horta caseira deve ser de contemplar a natureza cultivando um alimento saudável, que tem energia vital.


"É preciso colocar sentimento, gratidão ao que o solo oferece e respeito a ele, entendendo o mecanismo da natureza. Não é necessário muito tempo para se dedicar à sua horta. Bastam o lugar certo e cuidado".


Logo A Tribuna
Newsletter