Viver Bem: conheça os benefícios dos sucos funcionais e embarque nessa modinha

Especialistas falam sobre as propriedades desse tipo de suco e trazemos receitas para você experimentar em casa mesmo

Por: Nathália de Alcantara  -  13/02/21  -  21:11
Suco funcional nada mais é do que uma mistura gostosa de frutas e verduras
Suco funcional nada mais é do que uma mistura gostosa de frutas e verduras   Foto: Luiz Carlos Santi/Unsplash

Deliciosos, refrescantes, coloridos e cheios de benefícios: os sucos funcionais são modinha, mas especialistas alertam que não fazem milagre sozinhos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo o nutricionista Paula Moreno, suco funcional nada mais é do que uma mistura gostosa de frutas e verduras, que vai deixar sua vida mais saudável.


"A primeira coisa que preciso deixar claro é que, sozinho, o suco funcional não vai resolver todos os problemas. Ele pode, entretanto, ajudar no controle da obesidade e do colesterol, na hidratação e no bom funcionamento do intestino".


É indicado, por exemplo, para pessoas que não costumam comer vegetais variados nas refeições e, dessa forma, têm deficiência de micronutrientes, como ferro, presente nas folhas verdes escuras (couve, brócolis, rúcula).


"Eles podem ser consumidos em qualquer momento do dia. No café da manhã, lanches entre as refeições, no pré ou pós-treino", explica Paula.


A nutricionista recomenda que quem tem o intestino preso deve apostar nos sucos funcionais, já que frutas e vegetais contidos nele têm muitas fibras, que ajudam o trânsito intestinal.


"Por outro lado, ele é contra-indicado para pacientes com trombose por causa da grande quantidade de vitamina K nas folhas, o que mexe com a coagulação do sangue".


A diferença


A nutricionista Natália Simonian diz que o suco funcional tem sempre algum ingrediente que vai além das funções nutricionais básicas. "Esse tipo de suco traz benefício metabólico ou fisiológico. Se for comparar com o suco de caixinha ou em pó, a diferença é gritante não só pelo atributo funcional, mas também pela qualidade do alimento de verdade contra algo industrializado".


Ela explica que um suco de maracujá natural versus um suco de maracujá com manga, laranja e gengibre são totalmente diferentes. "O segundo vai além dos benefícios nutricionais, pois tem outros ingredientes, compondo uma riqueza grande, com antioxidante e antiinflamatórios".


A especialista também alerta que "nenhum alimento sozinho faz efeito para a saúde, sendo funcional ou não". "Esses benefícios funcionam dentro de uma alimentação saudável e equilibrada. Estudos mostram associações benéficas de prevenção de doenças cardiovasculares e crônicas (como a hipertensão)".


Natália lembra ainda que não adianta investir em sucos naturais e abusar da quantidade de açúcar. "Esse ponto faz diferença. Muitas pessoas pegam o que virou modinha e adequam para a sua rotina, da forma que lhes convêm".


Na dieta


A nutricionista Mariana Imbelloni diz que sucos funcionais têm a missão de agrupar, em uma única receita, boas fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e, principalmente, muita energia.


"Ao contrário do que dizem, não engordam. Claro que o excesso de frutose na alimentação engorda. A frutose é carboidrato presente em frutas. Mas nas frutas têm fibras e nutrientes que combatem a inflamação do corpo e com isso ajudam a emagrecer", esclarece.


Na hora de preparar, o ideal é utilizar o liquidificador e coar o suco só quando necessário ao seu paladar. "O sucos funcionais e detox já entraram na rotina do brasileiro há alguns anos com a proposta de ajudar a limpar o organismo de toxinas. Por ser um povo muito festeiro, os sucos tiveram uma boa aceitação para consumir nos pós-festas, como no Carnaval. Depois disso, entraram na rotina porque os benefícios são diversos, como melhora no trânsito intestinal e diminuição do inchaço", explica Mariana.


Segundo ela, para os dias de calor, são uma ótima pedida tomar no desjejum. "Eles melhoram o sistema cardiovascular, inclusive no controle da hipertensão, quando ajuda na desintoxicação do sangue. Também aumentam a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos, além de ajudar na melhoria da qualidade do sono e da memória e ativar o sistema imunológico".


Faça você mesmo:


> Para diminuir a ansiedade
A ideia aqui é apostar em ingredientes que ajudam a manter a calma


Ingredientes
200 ml de água de coco ou água
Polpa de 1 maracujá
1 banana prata média congelada cortada em pedaços médios
Meia colher de chá de açafrão em pó
1 pitada de pimenta do reino moída


Como fazer
No liquidificador, coloque a água ou água de coco, a polpa de maracujá, a banana, o açafrão, a pimenta-do-reino e bata por mais ou menos 5 minutos. Transfira para um copo e sirva


> Suco rosa pré e pós-treino
Para dar energia, ajuda a acelerar a recuperação muscular, a otimizar sua resistência e a aumentar sua potência cardiovascular


Ingredientes
200 ml de água ou água de coco
1/2 beterraba cozida
1/2 maçã
1 colher (café) de canela em pó
1 rodela de gengibre
1 colher (café) de cúrcuma em pó
1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher (café) de óleo de coco
1 colher (café) de melado de cana
10 folhinhas de hortelã


Como fazer
Bata tudo e sirva. Para fazer o suco pós-treino, retire os termogênicos (gengibre e canela) e acrescente uma proteína vegetal, como a ervilha


> Para amenizar a fome
Além de dar energia, ajuda na saciedade


Ingredientes
250 ml de água de coco ou água
1 goiaba cortada em 4 partes
1 colher de chá de agar agar
1 colher de sopa de chia
1 folha de couve rasgada sem o talo
Folhas de hortelã a gosto


Como fazer
No liquidificador, coloque a água ou água de coco, a goiaba, o agar agar, a chia, a folha de couve, a hortelã e bata por mais ou menos 5 minutos. Passe em uma peneira, despreze o que ficar na peneira e sirva o suco peneirado


> Verde detox
Ajuda a eliminar toxinas, melhora o funcionamento do intestino, ativa o sistema imunológico e aumenta a hidratação


Ingredientes
2 rodelas de abacaxi
1/2 xícara (chá) de água de coco
2 folhas de couve
Suco de 1 limão-siciliano ou lima-da-pérsia
5 folhas grandes de hortelã
Gengibre fresco a gosto


Como fazer
Misture tudo e aproveite! Se quiser dar mais sabor, acrescente maracujá


> Contra insônia
A banana contém magnésio, que ajuda não só a relaxar, mas também, como o espinafre e o morango, na produção de melatonina natural


Ingredientes
200 ml de água ou água de coco
1 banana
Alguns morangos
Um pouco de espinafre


Como fazer
Bata tudo com água ou água de coco até ficar do jeito que preferir (mais cremoso ou líquido)


> Para matar a vontade de doce
É uma maneira de fugir das guloseimas industrializadas


Ingredientes
2 colheres (sopa) de amêndoas sem casca
1/2 xícara (chá) de leite de coco (pode ser light, se preferir)
1/2 abacate grande
1 colher (sobremesa) de mel
5 cubos de gelo


Como fazer
Misture tudo e esqueça os doces!


Logo A Tribuna
Newsletter