Viver Bem: conheça o poder das hortaliças e veja como ter uma alimentação saudável

Nutricionistas falam sobre as infinitas vantagens de investir em um prato colorido e cheio de alimentos direto da horta

Por: Nathália de Alcantara  -  23/01/21  -  19:10
  Foto: Pixabay

“Coloca salada nesse prato!” Sabe aquela frase que você ouviu da sua mãe a infância inteira e causava arrepios só de pensar em encarar brócolis, beterraba e cenoura, todos juntos, de uma vez só? Ela é uma excelente dica do melhor caminho para uma alimentação equilibrada usando o poder das hortaliças.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A nutricionista Natália Simonian explica que as horaliças são alimentos que formam um grande grupo alimentar com características nutricionais diferentes. Podemos separá-las entre folhosos, como alface e rúcula, e vegetais, como brócolis e chuchu. "As hortaliças são aliadas da alimentação saudável, independentemente do objetivo que a pessoa tenha".


Na hora de encher o prato, variar os tipos de folha e legume é algo muito importante, porque a sua refeição será mais rica em vitaminas, minerais e compostos bioativos. "Podemos compor com uma opção de folhosos e uma opção de legumes, desde a salada crua até algo mais preparado como um suflê", diz Natália.


Segundo a especilsita, as orientações nutricionais devem ser individuais, considerando as características de cada um, mas, em geral, a maioria das pessoas pode ingerir de quatro a cinco porções de hortaliças por dia. "Essa quantidade é bem próxima da ideal, mas o interessante é dividi-la entre as refeições".


Segundo a nutricionista Paula Moreno, hortaliças podem ser consumidas cruas ou cozidas, mas o aquecimento faz com que percam nutrientes. "Para melhor aproveitamento das vitaminas, minerais e fibras o ideal é consumi-las cruas".


As dicas de Paula são incluir hortaliças no café da manhã em sanduíche, omelete, suco de beterraba ou agrião com abacaxi, além de começar as refeições pela salada verde. "Triture verduras e legumes e coloque-os em sopas. Grelhe as hortaliças. Coloque-as a prateleira de cima da geladeira, deixe-as visíveis chamando sua atenção", recomenda.


A nutricionista Paula Moreno recomenda que o ideal é consumir as hortaliça cruas para manter todos os seus nutrientes.
A nutricionista Paula Moreno recomenda que o ideal é consumir as hortaliça cruas para manter todos os seus nutrientes.

Já a nutricionista Camilla Simões resume hortaliça como tudo o que é plantado na horta e lembra a importância de colocá-la no prato.


"São muitos benefícios, incluindo alto teor de fibra, o que evita problemas gastrointestinais, ajuda na saciedade, evitando ganho de peso, além de conter minerais, vitaminas e até antioxidantes, que são importantes na prevenção de doenças. São alimentos que melhoram o sistema imunológico e a hidratação do corpo".


A nutricionista Natália Simonian explica que hortaliças têm muitos minerais, vitaminas e fibras
A nutricionista Natália Simonian explica que hortaliças têm muitos minerais, vitaminas e fibras   Foto: Arquivo Pessoal

Depoimento


"É fundamental que as refeições do dia a dia sejam ricas em vitaminas para fortalecer o sistema imunológico, sobretudo, nessa época em que as pessoas estão buscando a preservação da saúde. É importante ter, no mínimo, três refeições diárias bem equilibradas, considerando duas porções de legumes e hortaliças (almoço e jantar), e uma fruta para acompanhar cada refeição. A imunidade do organismo é construída diariamente, por meio de um histórico alimentar saudável, com o consumo de hortaliças que possuem vitaminas e minerais com poderes anti-inflamatórios e antioxidantes, atuantes no sistema de defesa do corpo. Ao consumir uma quantidade maior de verduras e legumes no almoço ou jantar, por exemplo, você estará saciando seu apetite com alimentos bem menos calóricos e muito mais saudáveis, e assim você poderá emagrecer de uma forma saudável e sem riscos para a saúde. Um exemplo de almoço bem composto seria com folhas mistas e coloridas (couve, repolho roxo e acelga picadinha). No prato quente, um frango grelhado e temperado com curry, acompanhado de um refogado de escarola com milho e purê de abóbora. De sobremesa, uma tangerina bem fresca e gelada. Enriquecer a saúde não exige tanto esforço, mas sim planejamento e as hortalicas são necessárias. Bom apetite"!Mariana Imbelloni, nutricionista




Logo A Tribuna
Newsletter