Viver Bem: caminhar faz bem para o corpo e para a mente

Em longo prazo, a prática previne doenças, alivia o estresse, melhora o sono e, até, retarda o envelhecimento

Por: Nathália de Alcantara  -  17/04/21  -  22:12
Em longo prazo, a prática previne doenças, alivia o estresse e melhora o sono
Em longo prazo, a prática previne doenças, alivia o estresse e melhora o sono   Foto: Alex McCarthy/Unsplash

Caminhar um pouquinho pelo menos três vezes por semana faz bem para o corpo e para a mente. Em longo prazo, a prática previne doenças, alivia o estresse, melhora o sono e, até, retarda o envelhecimento.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Para a personal trainer Tabata Rubbo, essa atividade aeróbica pode ser realizada por qualquer pessoa, de qualquer idade, independentemente do nível de condicionamento físico. Mas é recomendado que um profissional da saúde faça o acompanhamento e um médico libere a atividade.


>> Confira os passos para o bem-estar


“Para que a caminhada traga benefícios à saúde, deve ser feita de forma regular. O indicado é de 30 minutos a uma hora ao menos três vezes na semana. Com menos de 20 minutos, não se alcançam resultados. O indicado é que chegue a 150 minutos por semana (duas horas e meia)”, diz Tabata.


>> Confira dicas para o aquecimento antes da caminhada


A personal explica que, ao passar mais de três dias sem caminhar, o condicionamento físico cairá.


“É importante escolher o melhor horário para você. Cada pessoa está mais disposta num horário e é necessário perceber quando se sente melhor”, orienta.


Usar roupas leves, passar protetor solar e levar uma garrafinha com água fazem toda a diferença.


“Escolha um par de tênis confortável. Não use roupas pesadas para suar mais. Suor não tem a ver com a quantidade de gordura que se perde. A pessoa só desidrata e isso é prejudicial para a saúde”, esclarece Tabata.


Uma recomendação da profissional é não manter o mesmo ritmo durante a caminhada, pois o seu corpo vai se adaptar a essa rotina.


“Mude o estímulo caminhando, correndo um pouco, investindo no máximo da sua velocidade por alguns segundos. Coloque também resistência, como subir escadas e rampas. Só evite descidas, que podem causar lesões.”


O personal trainer Neto Silva explica que a caminhada é um exercício prático e que pode ser feito ao ar livre, sem custo algum.


“Ela melhora disposição, circulação, previne e controla doenças, além de ser ótima opção para aliviar estresse e tensão.”


Uma dica de Silva é abandonar outros meios de transporte e apostar na caminhada para tarefas simples do dia a dia, como ir ao mercado.


“A forma mais indicada é ir do menos para o mais, começar aos poucos e tomar cuidado para não ter lesões em tornozelos, joelhos e quadril.”


Ele recomenda que quem nunca caminhou deve ir devagar.


“Comece com um quilômetro em dez minutos e vá aumentando a distância ou tentando melhorar o tempo. Essa é uma maneira segura e eficaz. Escolher o tênis correto também faz toda a diferença, e o mercado tem infinitas opções para todos os perfis.”


Cuidados


Segundo o cardiologista Silvio de Abreu, entre os benefícios estão, principalmente, o fortabelecimento muscular e o aumento no condicionamento cardiovascular.


“A caminhada é uma atividade simples e a que todos têm acesso. Ela melhora a questão metabólica e só traz benefícios.”


O recomendado, no entanto, é procurar um especialista e fazer exames antes de se dedicar à atividade.


“De forma geral, ela previne, inclusive, a depressão, principalmente quando se pratica ao ar livre.”


Logo A Tribuna
Newsletter