Veja onde e o que precisa para fazer o exame de coronavírus na Baixada Santista

Teste é de graça em todas as cidades, oferecido pelas prefeituras, mas nem todas as pessoas podem fazer

Por: Nathália de Alcantara  -  08/08/20  -  12:15
O exame RT/PCR é considerado o padrão-ouro para detecção de coronavírus
O exame RT/PCR é considerado o padrão-ouro para detecção de coronavírus   Foto: Matheus Tagé/AT

Para fazer um teste de covid-19 de graça na região, é preciso pelo menos ter sintomas de gripe (ou ter se recuperado) para saber se realmente tem ou teve a doença. Hoje, ATribuna.com.br traz um guia com o esquema em cada cidade para você tirar todas as dúvidas sobre o assunto.


O exame RT/PCR é considerado o padrão-ouro para detecção de coronavírus, ou seja, é o melhor em termos de diagnóstico. O único detalhe é que o teste pode ser bastante incômodo, já que a amostra é colhida com um cotonete (swab) nas narinas e garganta.


Em todas as cidades, é preciso ter pedido médico para que o paciente faça esse tipo de exame. Normalmente, é considerado o período entre três e sete dias dos sintomas, para que o resultado seja mais preciso.


“Apesar de ser considerado padrão-ouro para localização do vírus, o RT/PCR tem um prazo específico para ser realizado. É sempre entre o início dos sintomas até o sétimo dia, preferencialmente entre o terceiro e o quinto. Isso porque é exatamente neste período que a molécula de vírus fica instalada nas regiões que o swab colhe as amostras, a chamada fase aguda. Sem sintomatologia ou tendo se passado mais dias, o exame já não é mais indicado”, explica o diretor de Vigilância em Saúde de Guarujá, Marco Chagas da Conceição.


Depois desse período de sintomas mais fortes, que é de de 10 a 14 dias, o exame mais indicado é a sorologia (teste rápido).


Isso porque quando não existem mais partículas de vírus na região nasofaringe significa que o corpo do paciente já está lutando contra a infecção. É exatamente isso que a testagem com a coleta de sangue busca: os anticorpos.


Eles são da classe IgM e igG. A presença isolada do primeiro indica que a infecção ainda pode estar ativa; se a detecção for apenas do segundo, quer dizer que aquela pessoa teve um contato anterior com a doença, já tendo criado defesas que sugerem uma imunidade à covid-19.


Quando os dois aparecem juntos, significa que o sistema imunológico do paciente está destruindo os últimos resquícios do vírus e que possui as defesas que tendem a impedir uma reinfecção.


Segundo o infectologista Fernando Vasconcelos, é fundamental que o paciente procure um médico nos primeiros sintomas para impedir que ela se agrave e já tire a dúvida se realmente tem covid-19.


“Chegam muitas pessoas com amidaglite e a garganta cheia de pus, ou outras doenças, com a preocupação de estarem infectadas. É absolutamente normal, já que os sintomas confundem-se com os de uma gripe ou resfriado. Então, o ideal é procurar um especialista para iniciar o tratamento adequado”.


Santos


Já Santos foi um dos 31 municípios escolhidos pelo Instituto Butantan para a testagem rápida de covid-19, que deverá ser feita nos próximos 40 dias com públicos determinados pelo governo estadual, entre eles profissionais da saúde, segurança pública e do sistema prisional e população em geral.


A previsão é que sejam disponibilizados 24.876 testes para a cidade. Por enquanto, a Secretaria de Saúde aguarda a capacitação dos profissionais da rede pelo Instituto Butantan e o envio dos kits para definição do início da testagem e divulgação de mais informações.


Veja por cidade


  • SANTOS

- Exames: RT-PCR é feito em pacientes internados no SUS e pessoas sintomáticas que procuram as policlínicas e unidades de pronto atendimento. Já o teste rápido é para públicos específicos, entre eles os profissionais da Saúde e de outros serviços essenciais


- Quem pode fazer: para o teste RT-PCR, pessoas com sintomas


- Exigência: a coleta das amostras deve ser feita na fase aguda da infecção, do 3º ao 7º dia do início dos sintomas


- Média de exames: por dia, 200 coletas para o teste RT-PCR


- Onde ir: nos casos leves, procure a policlínica de referência do seu bairro, de segunda a sexta, a partir das 12h30. Já nos casos mais graves, vá a uma das três unidades de pronto atendimento (24h): UPA Central, UPA Zona Noroeste e PS Provisório Zona Leste


- Documentos: nas policlínicas, é preciso ter cadastro na unidade. Se não tiver, leve RG e comprovante de residência. No caso das unidades de pronto atendimento, apenas RG. Quem tiver, também pode apresentar o cartão SUS


  • SÃO VICENTE

- Exames: RT/PCR e teste rápido


- Quem pode fazer: pessoas com sintomas


- Exigência: a coleta de amostras para o RT/PCR deve ser feita na fase aguda da infecção, do 3º ao 7º dia do início dos sintomas. Já o teste rápido após o 7º dia de sintomas


- Média de exames: 65 testes por dia
- Onde ir: Centro de Combate ao Coronavírus (diariamente, das 7 às 19h). E 24h no Hospital Municipal de São Vicente, PA Humaitá e PA Parque das Bandeiras
Documentos: RG e Cartão SUS


  • PRAIA GRANDE

- Exame: RT/PCR


- Quem pode fazer: pessoas com sintomas


- Onde ir: nas Unidades de Saúde da Família


- Média de testes: 150 por dia


- Documentos: RG e cartão da Unidade (se tiver)


  • GUARUJÁ

- Exames: RT/PCR e teste rápido


- Quem pode fazer: pessoas com sintomas


- Exigência: no RT/PCR, a coleta das amostras deve ser feita na fase aguda da infecção, do 3º ao 5º dia do início dos sintomas. Já o teste rápido é indicado de 10 a 14 dias após a fase aguda da doença


- Média de testes: de 200 a 300 por dia


- Onde ir: o RT/PCR é feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou no Complexo de Triagem, que são as tendas instaladas em frente às UPAS de Vicente de Carvalho ou Rodoviária. Já o teste rápido também é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas)


  • MONGAGUÁ

- Exame: não informou


- Quem pode fazer: pessoas com sintomas


- Onde ir: Unidade de Referência de Sintoma Gripal e UPA


  • BERTIOGA

- Exame: teste rápido


- Quem pode fazer: pessoas com sintomas


- Média de testes: 30 por dia


- Onde ir: na UPA se os forem de três a sete dias para colher o PCR. Na UBS mais próxima de casa se os sintomas tiverem mais de oito dias


- Documentos: Cartão SUS ou RG


* As prefeituras de Cubatão, Itanhaém e Peruíbe não responderam até o fechamento desta edição


Logo A Tribuna
Newsletter