Veja como voltar ao peso normal e como se manter saudável em plena quarentena

Especialistas dão o caminho das pedras para quem está incomodado de ter engordado ou emagrecido durante o isolamento social

Por: Nathália de Alcantara  -  16/08/20  -  21:48
Segundo a nutricionista Camilla Simões, é contraditório o que tem acontecido durante o isolamento
Segundo a nutricionista Camilla Simões, é contraditório o que tem acontecido durante o isolamento   Foto: Huha Inc./Unsplash

Em qual das situações você se encaixa: mais tempo em casa, mais assaltos à geladeira e à despensa e uns quilinhos extras ou perda de apetite e redução de peso ou nada mudou durante a quarentena?


Segundo levantamento feito em junho, on-line, por pesquisadores em endocrinologia, psicologia e patologia, 23% dos consultados disseram ter ganhado peso, e 17%, perdido. Outros 60% mantiveram o peso.


>> Confira mais dados do levamento feito por pesquisadores


Segundo a nutricionista Camilla Simões, é contraditório o que tem acontecido durante o isolamento social. “As pessoas se isolam para preservar a saúde, mas se prejudicam de outra forma,muitas vezes  ganhando peso por conta da mudança de rotina”.


Ela lembra que a obesidade é grupo de risco para a covid-19, ou seja, essas pessoas acabam tendo maior chance de internação devido ao estilo de vida sedentário.


“Excesso de álcool e açúcar refinado também devem ser evitados. Ao mesmo tempo, não é o momento de investir em uma dieta restritiva para não prejudicar a nossa saúde. É a hora de ter uma vida saudável”, explica Camilla.


A especialista recomenda não estocar salgadinhos e doces em casa, pois isso dificulta o acesso a esses alimentos. Ao lado, ela dá outras cinco dias fundamentais para esse período.


“Ter de sair de casa só para comprar quando tiver vontade reduzirá o consumo. Ao contrário de ter sempre algo em casa parabeliscar”, diz Camilla.


>> Confira dicas para a perda de peso durante a quarentena


A nutricionista Jéssica Pereira esclarece que beber água também é fundamental. E faz um alerta para o uso da máscara, que ajudou a reduzir o interesse pelo líquido.


“Consumir mais frutas, legumes e verduras, além de controlar a saúde mental, são itens fundamentais. É preciso saber que está tudo bem precisar de um docinho de vez em quando. Mas isso não deve ser rotineiro”.


Engana-se quem pensa que ficar muito tempo sem comer também ajuda a emagrecer. “Pelo contrário. Quando finalmente chegar a hora da refeição, o normal é querer recuperar o tempo perdido por conta da fome acumulada”, diz Jéssica.


O problema


Identificar o que te fez ganhar ou perder peso é o mais importante nesse processo. Sabendo o motivo, você poderá reconhecer e corrigir o problema. E isso serve para quem comeu mais ou menos, parou a atividade física ou cometeu algum tipo de excesso.


Já no caso das crianças, dar o exemplo em casa é o caminho das pedra para fazer com que elas se interessem por legumes, frutas e verduras desde cedo.


Comer uma fruta falando que está uma delícia, por exemplo, desperta o interesse. “Aí, o adulto pode completar que faz bem para a barriga, para os olhos, para a saúde. Fazer pratos coloridos e divertidos também ajuda. Não desistir fácil de fazer a criança ter interesse pelo que é realmente importante também é fundamental. Elas querem nos vencer pelo cansaço”, complementa a nutricionista Camilla Simões.


Logo A Tribuna
Newsletter