Veja 7 excessos muito comuns e que fazem mal para a pele e para os cabelos

Especialistas mostram cuidados necessários para cuidar do seu corpo do jeito certo

Por: Nathália de Alcantara  -  10/02/21  -  00:55
Cuidado na hora de aplicar e enxaguar os produtos que você utiliza nos cabelos
Cuidado na hora de aplicar e enxaguar os produtos que você utiliza nos cabelos   Foto: Element5 Digital/Unsplash

Tudo em excesso faz mal, não há como fugir disso. Mas, muitas vezes, o menos também vai mal. Nos cuidados com a pele e o cabelo, isso não é diferente.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Por isso, confira os 7 exageros que – definitivamente – fazem mais mal do que bem à beleza:


1. Overwashing


Muitas pessoas, principalmente com pele oleosa, têm a tendência de abusar da limpeza facial com o objetivo de reduzir o brilho no rosto. O ideal é lavar o rosto de manhã e à noite, não mais do que isso.


“Limpar demais essa pele, sem repor a umidade, pode causar um ressecamento em um primeiro momento e depois a produção rebote de mais oleosidade. Além disso, nossa pele conta com um microbioma, uma ‘população’ de bactérias boas que nos protegem contra doenças e outros problemas, como ressecamento e sensibilidade da pele”, afirma o dermatologista da Clínica GRU Saúde e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Daniel Cassiano.


“A presença desses microrganismos mantém o pH da pele em equilíbrio. Mas usar sabonetes e cosméticos que reduzem demais essas bactérias pode deixar a pele desprotegida e suscetível a doenças de pele como a dermatite atópica e acne”, completa o médico.


2. Esfoliar demais


A frequência com que se deve esfoliar o rosto é um fator que depende de cada tipo de pele, da estação do ano e dos procedimentos e tratamentos que estão sendo utilizados naquele momento.


“Os intervalos precisam ser respeitados para que não irrite a pele, nem cause o efeito rebote, ou seja, o efeito contrário do esperado, estimulando a oleosidade, levando a abertura de poros. Em peles secas, o tecido pode ficar avermelhado ou sensível se houver o uso excessivo do esfoliante, pois ocorre a retirada do manto lipídico natural de proteção e defesa do tecido, que mantém a microbiota natural”, diz a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


A médica explica ainda que os esfoliantes faciais devem ser aplicados com massagens suaves na pele preferencialmente à noite, após a limpeza. E, de modo geral, não devem conter substâncias abrasivas em excesso, que arranhem a pele e que estejam em alta concentração, para não provocar microfissuras ou feridas que desequilibrem a integridade da barreira cutânea e facilitem a proliferação de micro-organismos que causam a perda da homeostase, levando a processos de dermatites e eczemas.


Para não ter mais erro, saiba que peles mais secas, sempre com orientação do dermatologista, devem ser esfoliadas de uma a duas vezes por semana (em formulações com grânulos finos, de origem natural, associados a substâncias calmantes e hidratantes).


Já as peles levemente acneicas e oleosa podem ser esfoliadas até três vezes por semana e, logo após a esfoliação, use uma loção tônica adstringente com efeito anti-inflamatório e complementar com hidratantes aquosos e serosos.


3. Aplicar muitos produtos capilares


Cuidado na hora de aplicar e enxaguar os produtos que você utiliza nos cabelos, pois esses cosméticos podem deixar resíduos capazes de aumentar a opacidade dos fios e até mesmo causar alergias e queimaduras no couro cabeludo. Logo, usar apenas a quantidade necessária de produto e enxaguar muito bem os cabelos é de extrema importância.


“É interessante inclusive que o último enxágue dos fios seja realizado com água fria, pois a baixa temperatura ajuda a fechar as cutículas, mantendo todos os nutrientes no interior da fibra capilar”, diz o médico divulgador científico nas áreas de Tricologia e Estética e membro da World Trichology Society Lucas Fustinoni.


4. Usar muitos produtos em sequência


Usar um creme em cima do outro não vai fazer milagres na sua pele. Com relação aos cremes de tratamento, o anti-idade, o hidratante e o fotoprotetor estão entre os produtos realmente necessários para sua pele facial. Rotinas de beleza que incluem muitos produtos podem causar grandes problemas, como a dificuldade de penetração de um ingrediente e o fechamento dos poros.


“Além disso, ao usar muitos produtos de maneira aleatória, há uma grande chance de cair em um erro de incompatibilidade química, no qual, além de problemas de pele como dermatite e ressecamento, o cosmético poderá ter efeito reduzido e anulado”, explica a farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos Mika Yamaguchi.


“Quando você faz um tratamento orientado por dermatologista, a ação anti-idade pode ser adicionada ao hidratante no mesmo produto, e o médico ficará atento aos ativos”, afirma Mika.


5. Usar qualquer produto


Se você adora um brinde ou amostra grátis e não deixa de usar um cosmético na sua pele sem saber se realmente ele é indicado, saiba que pode estar cometendo um erro muito grande.


“Incluir na rotina um produto skincare que serviu na pele da amiga sem consultar o seu dermatologista é um exagero que pode alterar o equilíbrio do pH e da microbiota da pele”,afirma a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Quem concorda com ela é dermatologista Claudia Marçal, que explica que as peles mais oleosas e acneicas devem optar por filtros mais fluídos, de toque seco, que tenham um veículo pouco gorduroso e de alta espalhabilidade. Já as peles mais secas podem usar os cremes, as loções e as emulsões. O uso incorreto pode deixar a pele oleosa ainda com mais brilho e a pele seca ainda mais ressecada e descamando.


6. Abusar dos ‘superfoods’


Muitos nutrientes exercem papel fundamental na saúde e beleza da pele. Mas, quando passamos do limite de uma alimentação balanceada e abusamos da quantidade até mesmo dos 'superfoods', podemos fazer um mal danado à pele.


“A ingestão demasiada da vitamina A pode causar perda de cabelo e dos cílios, além de ressecar a pele. Fígado, ovos, agrião, cenoura, mamão, tomate e abóbora estão entre os alimentos com maior quantidade de vitamina A, que também está presente em muitos polivitamínicos, então tome cuidado ao comprar", afirma a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.


Alimentos ricos em fibras são essenciais para a boa saúde da pele, no entanto especialmente quando consumidos em excesso (e sem uma hidratação eficiente) também podem trazer problemas, já que podem levar à prisão de ventre e desidratação. O próprio suplemento do soro do leite whey protein, o queridinho dos amantes da musculação, pode fazer mal, principalmente para pacientes com tendência à acne, por estimular a produção de oleosidade, segundo a médica.


7. Lixar os pés


A esfoliação dos pés deve ser feita, mas sempre evitando o uso da lixa.


“Quanto mais agressivo for o quadro de esfoliação, maior será o efeito rebote produzido pela pele. Num primeiro momento, nós podemos perder a capacidade natural de autoproteção, tirando o estrato córneo, não só o excessivo, mas o natural que protege os pés, abrindo portas para fungos e bactérias, além disso, podemos aumentar a sensibilidade dessa pele, no desenvolvimento de dermatite irritativa ou de contato, por andar descalços ou pelo uso de sapatos que nem sempre são feitos de materiais naturais”, afirma a dermatologista Claudia Marçal.


Deve-se usar esfoliantes à base de cremes ou esfoliantes com microesfera em óleos.


“Podemos usar sal grosso, numa emulsão com óleos naturais, ou mistura de açúcar com mel para fazer a esfoliação, que deve ser realizada em movimentos circulares e na região do dorso e planta dos pés. Logo depois, aposte em um bom creme hidratante à base de lanolina, vaselina, nutriomega 3, 6, 7 e 9, manteiga de karité, Vitamina E, Pro Vitamina B5 e a ureia”, finaliza a médica.


Logo A Tribuna
Newsletter