Ser feliz ou ter razão? Especialistas mostram que nem sempre vale a pena discutir

Inteligência emocional é o caminho para não brigar e prejudicar a sua saúde

Por: Nathália de Alcantara  -  05/09/20  -  11:10
Segundo a psicóloga, é preciso se perguntar até que ponto compensa brigar por uma opinião
Segundo a psicóloga, é preciso se perguntar até que ponto compensa brigar por uma opinião   Foto: Adobestock

Ser feliz ou ter razão? Todos os dias, por diversas vezes, nos vemos em situações em que a vontade de falar algo, tomar uma atitude e discordar toma conta de nós. Mas, fazer com que ela não fale mais alto, só depende de você.


>> Confira dicas sobre o tema


Segundo a psicóloga Teresa de Almeida, é preciso se perguntar até que ponto compensa brigar por uma opinião.


“Em alguns casos, são desfeitas amizades e nos afastamos de pessoas que amamos. É muito importante não só saber a hora de parar uma discussão, mas que, na maioria das vezes, nem vale a pena entrar em uma”.


Ela recomenda que as pessoas treinem o autoconhecimento. Dessa maneira, é possível inclusive viver de maneira mais saudável.


“O estresse e os sentimentos ruins fazem muito mal para a saúde física também. Perder as estribeiras nas discussões causa um efeito muito ruim para o organismo”, diz Teresa.


O psicólogo Ronaldo Santos defende que, hoje, as pessoas querem ter razão o tempo inteiro e não há mais espaço para a humildade.


“Admitir um erro é visto como sinal de fraqueza e isso chama a atenção, porque dificilmente encontramos alguém disposto a ceder ou abrir mão de disputas mesquinhas. No fim das contas, isso vale mesmo alguma coisa?”, questiona.


Ele explica que discutir com quem a gente gosta só pode ser ruim. “Claro que é bom ter opiniões, mas nada de querer impor isso a alguém. Saiba que o preço é muito alto e não vale a pena pagar. Quem ganha uma discussão não ganha nada”.


Para Ronaldo, o ideal para quem deseja expor suas ideias é desistir de tentar convencer os outros.


“Com a sua intuição, ofereça suas opiniões com sinceridade e apresente seus argumentos. Seja claro e objetivo, mas não tenha a expectativa de que seu discurso será aceito”.


Saúde emocional


A psicóloga Vitória Souza defende que o principal na vida deve ser preservar nossa saúde emocional e energias. Mesmo assim, acredita que não é preciso viver aceitando tudo o que ouvimos.


“Nós podemos dar nosso ponto de vista e defender nossos ideiais, mas devemos ter noção dos limites em uma discussão. Aceite quando chegar o momento de tirar o time de campo para evitar conflitos maiores”.


Logo A Tribuna
Newsletter