Secretário de Saúde do Estado enaltece eficácia de 50,38% da CoronaVac

A chamada eficácia global é o número que vai apontar a capacidade da vacina de proteger em todos os casos

Por: Tatiane Calixto  -  12/01/21  -  16:36
Secretário de Saúde do Estado enaltece eficácia de 50,38% da CoronaVac no mundo
Secretário de Saúde do Estado enaltece eficácia de 50,38% da CoronaVac no mundo   Foto: Estadão Conteúdo

A eficácia global da CoronaVac é de 50,38%. O resultado, atingido por meio dos testes do imunizante no Brasil, era um dos dados mais aguardados pela comunidade médica e científica. A chamada eficácia global é o número que vai apontar a capacidade da vacina de proteger em todos os casos, independentemente do nível de gravidade. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma vacina é eficaz acima de 50%.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na quarta-feira da semana passado, o Comitê internacional de avaliação enviou ao Butantan os resultados dos estudos clínicos da fase 3. Na sexta-feira, o instituto formalizou o pedido de uso emergencial da vacina. Até então, apenas os dados preliminares da vacina foram apresentados: 78% para casos leves e 100% para casos graves e moderados.


Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, nenhuma outra companhia apresentou dados detalhados antes da liberação da Anvisa. “O Butantan é um instituto público que não tem outro objetivo a não ser oferecer à população uma vacina eficiente e eficaz”.


Isso, nas palavras de Covas, mostra a total transparência mesmo diante das críticas pelo desenvolvimento em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Se não fosse isso, não haveria vacinas prontas em solo brasileiro, frisou o diretor.


A CoronaVac, já estava sendo testada em ensaios pré-clínicos em abril. Essa agilidade pôde acontecer porque a Sinovac já estava pesquisando uma vacina para um outro tipo de coronavírus e adaptou o imunizante para ao novo que causou a pandemia.


Logo A Tribuna
Newsletter