Respirador pulmonar 37 vezes mais barato que os disponíveis no mercado tem licença liberada

Equipamento foi desenvolvido em 48 horas por inventores da Universidade Federal da Paraíba

Por: Por ATribuna.com.br  -  15/04/20  -  18:40
Equipamento chega a ser 37 vezes mais barato do que os que estão disponíveis no mercado
Equipamento chega a ser 37 vezes mais barato do que os que estão disponíveis no mercado   Foto: Divulgação/UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveu um respirador pulmonar orçado em R$ 400, valor que é 37 vezes mais barato do que os disponíveis no mercado. O equipamento teve a licença liberada para produção por empresas.


O ventilador pulmonar foi desenvolvido na UFPB em 48 horas pelos inventores Railson Ramos, Mario Ugulino, Válber Almeida, Tiago Maritan e Marcos Alves. O equipamento faz uso da tecnologia touch-screen e contém um sistema multibiométrico com conectividade wireless. Assim, é possível acessá-lo, monitorá-lo e operá-lo em tempo real, remotamente, por meio de aplicativo em dispositivos móveis como smartphones.


O equipamento também é de rápida montagem e programação, sendo possível operá-lo em 60 segundos. Outro detalhe é que ele não é um respirador de emergência, podendo ser usado indefinidamente, ou seja, um substituto aos convencionais comercializados atualmente.


Segundo a Inova UFPB, para produzir e vender o respirador pulmonar, as empresas precisam ter autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o aparelho ainda precisará passar por testes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para solicitar permissão, basta entrar em contato com a Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), através do e-mail inova@reitoria.ufpb.br.


*Com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter