Remédio contra malária pode ser utilizado para tratar o coronavírus

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump revelou que a droga hidroxicloroquina está sendo testada contra o vírus e pode ser aprovada em breve pela FDA

Por: Por ATribuna.com.br  -  19/03/20  -  18:37
  Foto: BRENDAN SMIALOWSKI/AFP

Em pronunciamento nesta quinta-feira (19), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o país testou a droga hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus e foi descoberto que a droga pode ter bons resultados. O medicamento poderá ser aprovado pelo FDA (Food  and Drugs Administration), espécie de Anvisa do país, em breve.


Na mesma conferência, um dos membros da FDA, Stephen Hahn, disse que o uso da droga ainda está em testes para descobrir como ela funciona e em qual dosagem que deve ser utilizada contra o coronavírus.


A droga já é usada no tratamento de malária e também vem sendo experimentada contra o novo coronavírus na França.


Durante a coletiva, Trump anunciou que qualquer cidadão poderá comprar o medicamento, desde que tenham prescrição médica. A hidroxicloroquina também poderá ser distribuída em consultas e hospitais.


Para o presidente dos EUA, a vantagem de usar um medicamento já existente é ter a certeza de que ele já foi testado e aprovado. “Se você começa a desenvolver uma droga do zero, não sabe o que vai acontecer. Os médicos vão distribuir o medicamento, os Estados também, vai ser excelente. Esse pode ser ou não o momento de virada”, afirmou Trump.


A utilização dessa droga já havia sido sugerida por figuras importantes como Elon Musk, presidente da Tesla, e pelo fundador da Microsoft, Bill Gates.


*Com informações da revista Exame


Logo A Tribuna
Newsletter