Quando a festa é tristeza

Fim de ano desperta sentimentos diversos e uma certa melancolia é até esperada; mas cuidado para não virar depressão

Por: Matheus Müller & Da Redação &  -  21/12/19  -  19:38
Além das pessoas que não gostam dessas datas, outros fatores podem desencadear a tristeza
Além das pessoas que não gostam dessas datas, outros fatores podem desencadear a tristeza   Foto: Anthony Tran/Unsplash

As festas de fim de ano se aproximam e com elas uma série de sentimentos. Tem aqueles que entram no espírito natalino, enquanto outros são envolvidos por uma melancolia. Essa sensação de tristeza não deve ser confundida com depressão – não se trata de uma doença; mas tampouco deve ser ignorada, já que ela pode evoluir como tal.


Além das pessoas que não gostam dessas datas, outros fatores são cruciais para desencadear o sentimento mais triste. O estresse com possíveis dívidas, desemprego e compra de presentes são alguns deles, assim como a sensação de envelhecimento – o famoso “mais um ano se passou” –, além da saudade dos entes que morreram, familiares que moram longe ou brigas entre parentes.


“O Natal traz a lembrança de natais passados, a infância que se foi, uma nostalgia, a família. Pessoas sozinhas se sentem ainda mais sozinhas nessa época. No Ano-Novo, oque aparece é diferente. Trata-se de um ano que termina, e pode nos trazer o luto de algo que acaba, com todas as perdas, dificuldades e o fato da nossa finitude, de estar envelhecendo”, diz a psicóloga Paula Carvalhaes.


Muitas vezes são sutis os sinais da melancolia, mas a psicóloga Andreza Bellentani aponta situações nas quais amigos e familiares devem ficar atentos.


“Sinais prolongados de tristeza, melancolia persistente, sintomas físicos e emocionais, como falta de interesse ou prazer nas atividades do dia a dia, perda ou ganho de peso, insônia ou excesso de sono, agitação ou lentidão, fadiga e perda de energia, sentimento de inutilidade ou culpa excessiva, indecisão ou capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se e pensamentos de morte recorrentes”.


Como cuidar


Além de respeitar o momento de cada indivíduo, Paula ressalta que é possível contribuir para melhorar a vida dessas pessoas. “Podemos ajudar ficando por perto. Tudo o que é melancolia pode piorar no Natal”.


Andreza sugere cuidar mais das emoções, evitar cobranças em excesso, buscar fazer uma lista de prioridades pessoais para esse período, reservar um tempo de qualidade para estar com quem ama e levar um estilo de vida saudável. Buscar ajuda profissional também é indicado, segundo as especialistas.


Logo A Tribuna
Newsletter