Proteja-se dos problemas mais comuns do inverno

Síndromes respiratórias típicas dessa estação devem ter atendimento médico rápido

Por: Egle Cisterna  -  21/06/20  -  20:09
Os diagnósticos mais comuns são rinite alérgica, asma e sinusite
Os diagnósticos mais comuns são rinite alérgica, asma e sinusite   Foto: Brittany Colette/Unplash

O inverno teve início ontem à noite com a promessa de ir além da exigência do uso de roupas quentes e a inclusão de sopas no cardápio. Para muitos, a estação é sinônimo de doenças respiratórias, provocadas pela baixa umidade do ar, alterações bruscas de temperatura e aumento da poluição. Diante disso, especialistas em saúde alertam: se houver necessidade, é preciso buscar atendimento médico, mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus.


Um dos fatores de complicação é que os dias frios fazem com que as pessoas fiquem por mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação. Essa combinação favorece o surgimento de problemas nas vias aéreas, além da transmissão de gripe e resfriados e outras bactérias e viroses.


Os diagnósticos mais comuns são rinite alérgica, asma, sinusite, bronquite crônica, doença obstrutiva pulmonar crônica, enfisema pulmonar e pneumonias.


“Outra ocorrência comum no frio é o agravo de quadros como asma e bronquite. Quem tiver um sinal como falta de ar associado a uma taquicardia, por exemplo, deve ir ao pronto-socorro”, afirma a infectologista Gelvana Barreto Reis, que reforça que o medo de ir ao hospital devido à possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus deve ser repensado.
“As pessoas que estejam se sentindo doentes, com quadro de dor aguda e sem ar, não podem ficar esperando em casa. Tem que haver bom senso”.


Lado positivo


Se, por um lado, a pandemia de Covid-19 faz com que as pessoas tenham medo de complicações respiratórias e de ir a hospitais, por outro, os cuidados adotados para evitar a proliferação da doença que já infectou mais de 1 milhão de brasileiros ajudam a escapar de outros contágios.


“Acredito que nesse ano isso possa ser um pouco diferente, pois as pessoas estão se prevenindo mais, já entenderam a importância de lavar as mãos sempre”, ressalta a infectologista. 


Vacinas


Outra medida importante que a médica destaca é a imunização contra o vírus influenza, causador da gripe. “A cobertura vacinal está caindo justamente porque as pessoas estão deixando de ir aos postos por conta da pandemia. Mas é importante que as vacinas estejam em dia”.


Ela ressalta que, além da imunização contra a gripe, as pessoas procurem também a vacina contra a pneumonia bacteriana. “A vacina está disponível na rede pública para idosos, diabéticos e doentes renais crônicos, mas muita gente não tem essa informação”, conta Gelvana.


Além disso, continuar a lavar bem as mãos, proteger a boca ao tossir e ficar em ambientes ventilados podem ser boas práticas para os próximos três meses.


Para quem sofre com alergias e rinites, um outro cuidado na atual estação pode fazer toda a diferença: lavar blusas de frio, mantas e cobertores que ficaram guardados desde o ano passado e colocá-los para secar ao sol.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter