Profissionais dão dicas para sair do sedentarismo e praticar atividades físicas

Esqueça a ideia de que exercitar-se é sinônimo do tal ‘puxar ferro’; uma caminhada diária é um bom início

Por: Nathália de Alcantara & Da Redação &  -  19/10/19  -  23:28
O corpo humano foi feito para sentar, levantar, agachar, andar, correr, pular, puxar, flexionar...
O corpo humano foi feito para sentar, levantar, agachar, andar, correr, pular, puxar, flexionar...   Foto: Adobe Stock

Mexa-se! Deixar o sedentarismo para trás e apostar numa rotina que te coloque para mexer o esqueleto vai além de puxar ferro na musculação. Que tal começar a cuidar hoje mesmo do corpo e da mente? Então, aposte em tênis e roupa confortáveis, ligue o fone de ouvido e saia para uma caminhada de meia hora. O ideal é que vire rotina. 


Segundo o CEO do Personal Club, Danilo Garcia, outra alternativa é pegar a bike e sair para uma pedalada com a família. “Normalmente, os alunos chegam aqui querendo resultados rápidos ou com dor. Eu costumo de dizer que cada um tem a barriga e a saúde que merece. É o resultado do que você tem atraído para si”.


Para ele, os bons hábitos devem começar na infância. Ou seja, incentive o seu filho a brincar mais e a praticar uma atividade física. “É preciso estímulo. Hoje, temos crianças muito criativas, por conta de toda a tecnologia, mas sedentárias e com falta de equilíbrio e agilidade”.


O ortopedista especialista em Esporte Eduardo Sampaio explica que, durante o exercício, o corpo naturalmente produz mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.


“É uma questão de dedicação e foco. Com o tempo, a atividade física passa a fazer parte da rotina como uma tarefa muito importante. A maior dica para quem quiser começar agora é procurar um médico, fazer exames e ser acompanhado por um profissional de educação física”.


Logo A Tribuna
Newsletter