‘Pobres morrerão nas portas dos hospitais’, diz professor da USP sobre o coronavírus

Miguel Srougi tem 73 anos e é cirurgião e professor na Universidade de São Paulo

Por: Por ATribuna.com.br  -  24/03/20  -  18:22

O cirurgião e professor da USP, Miguel Srougi, critica a maneira que o governo tem lidado com a crise do coronavírus. De acordo com o docente, de 73 anos, as pessoas de classe baixa ficarão sem atendimento quando a doença atingir seu pico por conta da infraestrutura hospitalar que o Brasil possui.


"Quem vai sofrer mais são os pobres, mais vulneráveis. Eles vão morrer nas portas dos hospitais, não vão conseguir entrar, muito menos receber um tubo para respirar e sobreviver à pneumonia. O pobre vai morrer na calçada", disse o docente em relato divulgado pelo jornal O Globo.


De acordo com professor, "os hospitais já estão reduzindo o número de cirurgias eletivas, o que não for urgente será adiado". 


"Hospitais estão se preparando para receber pacientes. Em áreas específicas, este pessoal é muito competente e está fazendo isso direitinho. Mas como teremos aumentos de casos, isso pode afetar muito. Nos últimos dez anos foram fechados de 40 mil a 50 mil leitos do SUS no país, por falta de recursos", afirmou. 


"Um sistema combalido, degradado em um país que tanto necessita. Os governos que recorrem aos hospitais privados têm uma lógica, mas nenhum deles vai transformar suas estruturas, caras e complexas, em hospitais de campanha. Mas certamente eles terão que colaborar".


*Com informações do O Globo


Logo A Tribuna
Newsletter