Outubro Rosa: Tratamentos preservam fertilidade em mulheres com câncer de mama

Especialista explica técnica de congelamento de óvulos a fim de manter vivo o sonho de ser mãe

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/10/20  -  18:33
Há vários mutirões e campanhas de mamografia pelas cidades da região
Há vários mutirões e campanhas de mamografia pelas cidades da região   Foto: Fernanda Luz/ Arquivo

O câncer de mama é o que mais afeta mulheres no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que 30% dos novos casos desta patologia entre mulheres, neste ano, será deste tipo. E um dos reflexos dos tratamentos oncológicos é a possível infertilidade. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Especialistas confirmam que a fertilidade pode ser afetada ao longo do processo. Isso porque medicamentos e terapias comuns em casos de câncer podem danificar os óvulos. Esse efeito colateral é um dos abordados durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a doença na mama. 


O médico especialista em reprodução humana,  Condermar Marcondes, explica que existem alternativas para buscar a cura da doença, mantendo o sonho da maternidade vivo. Uma das opções é o congelamento de óvulos e embriões.  


“Este procedimento deve ser feito antes da terapia, ou seja, de o tratamento do câncer ser iniciado”, diz o especialista. A técnica, entretanto, exige alguns cuidados. Condesmar diz que a coleta deve ser posterior ao estímulo ovariano controlado. O procedimento pode levar três semanas. 


Especialista em reprodução exploca técnicas para combater a infertilidade
Especialista em reprodução exploca técnicas para combater a infertilidade   Foto: Divulgação

Entretanto, antes de se começar este procedimento, é preciso avaliar o quadro clínico da paciente. Isso porque as altas doses de hormônios, necessárias para o estímulo ovariano, podem gerar crescimento de tumores sensíveis, inclusive o de mama. 


Por isso, este tipo de estímulo ovariano é aconselhado apenas para mulheres que não tenham tumores sensíveis a hormônios e quando o tratamento do câncer não começa imediatamente após a descoberta da patologia. 


Para casos como estes, o indicado é adotar procedimentos diferentes, com estímulo ovariano modificado. Este tratamento dura até 12 dias. 


Mais técnicas 


Além destas, o médico pode indicar outras técnicas para manter a fertilidade da paciente. "Entre outras alternativas, é possível efetuar também congelamento de tecido ovariano ou tentar transposição dos ovários. No entanto, cada caso deve ser estudado, para que o profissional indique o caminho com menor risco para a mulher e maior probabilidade de sucesso posterior ao tratamento oncológico", conclui Condesmar. 


Logo A Tribuna
Newsletter