OMS informa crescimento de casos e mortes por covid-19, mas pandemia pode ser contida em meses

Diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que os novos casos da doença aumentaram pela oitava semana consecutiva

Por: Do Estadão Conteúdo  -  19/04/21  -  15:45
Atualizado em 19/04/21 - 16:20
São Vicente tem taxa de mortos por coronavírus quase três vezes maior do que Santos
São Vicente tem taxa de mortos por coronavírus quase três vezes maior do que Santos   Foto: Matheus Tagé/AT

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que os novos casos da covid-19 no mundo aumentaram pela oitava semana consecutiva, com as mortes pela doença registrando a quinta semana seguida de alta. A declaração foi dada durante entrevista coletiva virtual, na qual a autoridade também disse que a pandemia pode ser controlada "em questão de meses", se houver consistência na resposta ao problema e igualdade na distribuição de vacinas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Tedros Adhanom alertou para o fato de que as internações de pessoas por covid-19 entre 5 e 59 anos crescem "em ritmo alarmante". Segundo ele, isso provavelmente é fruto da circulação de novas variantes, mais contagiosas, e também do aumento dos contatos entre pessoas mais jovens.


Ele lembrou que a doença já matou mais de 3 milhões de pessoas pelo mundo. "Levou nove meses para atingir 1 milhão de mortes; quatro meses para se chegar a 2 milhões, e 3 meses para atingir 3 milhões", comparou.


Apesar dos números negativos na pandemia global, o diretor-geral da OMS também expressou otimismo sobre a chance de conter o problema. "Nós temos os instrumentos para manter essa pandemia sob controle em questão de meses, se os aplicarmos de modo consistente e equitativo", disse.


A coletiva virtual desta segunda-feira (19) contou com a presença da ativista sueca Greta Thurnberg. Em sua fala, ela lamentou o fato de que nos países mais desenvolvidos pessoas jovens e saudáveis sejam vacinadas, enquanto outras nações não conseguem imunizantes para as populações de maior risco. Ela disse apoiar a iniciativa da OMS para garantir acesso mais equitativo às vacinas pelo mundo.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter