Obesidade infantil: alimentação errada e falta de atividade física são problema

Hoje, 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos têm obesidade, segundo o Ministério da Saúde; veja dicas de como virar esse jogo

Por: Nathália de Alcantara  -  28/02/21  -  12:54

Com tecnologia a um clique e as crianças com acesso a ela cada vez mais cedo, brincar de se mexer e exercitar-se ficou ultrapassado. O problema é que, hoje, 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos têm obesidade, segundo o Ministério da Saúde. Isso quer dizer que tem chegado muito mais cedo a conta de uma vida sem atividade física e alimentação saudável.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, em 2025, 2,3 bilhões de adultos do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões com obesidade. No Brasil, segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, aumentou em quase 70% o número de obesos nos últimos 13 anos.


>> Infográfico ensina como comer bem pode ser divertido; aprenda a calcular se a criança é obesa


Para o especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgião bariátrico Joaquim Alves Guimarães Neto, a obesidade está mais presente na juventude e boa parte acabará como adultos obesos.


“É um problema de saúde pública. São vários fatores que determinam que uma pessoa seja obesa, como a genética. A criança também não tem autonomia para preparar o próprio alimento. Essa situação do aumento da obesidade infantil é um reflexo dos pais, de hábitos alimentares que adquirimos ao longo da vida”.


Joaquim explica que temos cada vez mais acesso a uma quantidade de alimentos muito mais calóricos e com menos nutrição.


“O acesso a vida ao ar livre também está limitado para os jovens, ou seja, eles fazem menos exercícios. A soma de tudo isso resulta em obesidade”.


Um fator grave, segundo o cirurgião bariátrico, é que a obesidade nunca passa desapercebida no organismo.


“O coração é uma bomba que tem a função de fazer o sangue chegar no corpo todo. Se compararmos uma pessoa normal a alguém obeso, o coração dessa segunda precisa de um esforço muito maior para fazer o sangue chegar numa área distante. O sofrimento é muito mais intenso”, explica Joaquim.


Em tempos de pandemia, estar com a saúde em ordem é fundamental, explica o especialista, já que principalmente os pulmões são exigidos neste momento.


“Existem vários tipos de obesidade. A gordura abdominal é ainda pior do que a distribuída pelo corpo, pois acomete mais órgãos e de forma muito mais séria".


Alimentação


A nutricionista Camilla Simões explica que a rotina corrida dos pais e a facilidade de comidas prontas e congeladas são fatores que contribuem para o aumento da obesidade infantil.


“As bolachas ficaram mais acessíveis e o doce virou moeda de troca. O refrigerante já faz parte das compras e não aparece só na festa. As crianças ainda trocaram as brincadeiras na rua pelo vídeo-game”.


Além dos vilões cachorro-quente, hambúrguer, pizza e fast food, o suco pronto também tem muito açúcar e as crianças bebem menos água.


“Isso tudo tem a ver com a cultura da família e o exemplo dos pais. É preciso mostrar as cores dos alimentos, explicar o motivo deles serem tão importantes e elogiar ao comer algo saudável, falando que está muito gostoso”, diz Camilla.


A nutricionista diz que é contra obrigar a criança a comer e que tudo é uma questão de dar uma chance para a mudança saudável. “Desse jeito, ela não vai criar gosto pela comida. Os pais também precisam ter mais paciência, pois alguns dias são mais difíceis mesmo. Tudo exige empenho, dedicação e atenção”.


Mexa-se!


Para o personal trainer Neto Silva, não tem idade específica para se jogar numa atividade física. Ao começar a engatinhar, o bebê já começa a se exercitar e o ideal é que não pare mais.


“É preciso pensar em algo que a criança tenha interesse, para que ela possa ir gostando cada vez mais e cresça com esse hábito incorporado. Mas o treinamento deve ser específico para cada idade e para cada aluno”, explica Neto.


O ideal é se mexer por, no mínimo, 1h por dia. E ao menos três vezes na semana, recomenda o personal.


“Em tempos de pandemia, jogar bola, brincar de carrinho no chão e até estipular desafios como agachamentos para quem perde em algum jogo em família são maneiras de fazer uma atividade com os filhos. Além do exercício, é um tempo juntos”.


Neto alerta que é fundamental os pais identificarem cedo se a criança está a um passo da obesidade.


“Um sinal é não gostar de fazer atividade física, só querer ficar sentada. Isso é estar sedentária. Notar uma barriguinha também é importante”.


Entre as dicas que o personal dá no Instagram @personalnetosilva, está a que “nunca é tarde demais pra começar uma atividade”.


“Só é preciso respeitar os limites para não se machucar, ainda mais no casos das crianças, que estão em fase de desenvolvimento. A pandemia trouxe esse cuidado das pessoas quererem se cuidar mais e isso é bastante positivo”.


Logo A Tribuna
Newsletter