O poder dos alimentos vermelhos na saúde

Alimentos com coloração avermelhada trazem diversos benefícios ao corpo e fortalecem o sistema imunológico

Por: Matheus Müller & Da Redação &  -  04/04/21  -  16:00
Segundo profissionais da Saúde, a cor vermelha é capaz de trazer diversos benefícios ao nosso corpo
Segundo profissionais da Saúde, a cor vermelha é capaz de trazer diversos benefícios ao nosso corpo   Foto: Yulia Khlebnikova/Unsplash

Quando se fala em alimentação saudável, o ideal é um prato colorido e cheio de verduras, legumes e proteína, potencializando a oferta de diferentes nutrientes para suprir as necessidades do organismo. Entretanto, uma cor ganha destaque em relação às demais: a vermelha. Segundo profissionais da Saúde, ela é capaz de trazer diversos benefícios ao nosso corpo, por meio dos mais variados tipos de alimentos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Talvez seja a cor mais poderosa de todas, principalmente um vermelho forte”, resume o médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho. Entre tantas opções mencionadas pelo profissional, duas chamam a atenção: o mirtilo e a ameixa.


>> Conheça mais sobre as propriedades de alguns alimentos vermelhos


“Eles têm aquele vermelho forte, muito interessante, pois reúnem vitamina C, flavonoides, licopenos, resveratrol e antiocianinas, substâncias que combatem os radicais livres e são antioxidantes. Após ingeridos, eles são carregados pelo sangue e ficam em contato com as células, protegendo-as do processo oxidativo celular, contra a chamada ferrugem celular. Além, é lógico, de fortalecer o sistema imunológico”.


Sandy Pereira Gomez, que é coordenadora da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Dr. José de Carvalho Florence, de São José dos Campos (SP), ressalta a segurança que representa, em termos de saúde, o consumo diário de alimentos de cor vermelha, como tomate, morango, amora, pimentão, caqui, maçã e framboesa.


“Todos previnem o envelhecimento precoce, fortalecem o sistema imunológico e reduzem o risco de doenças coronárias e de alguns tipos de câncer, como os de próstata, pulmão, pele ou bexiga. Também reduzem os níveis dos colesteróis ruins”.


Alerta


De acordo com o presidente da Abran, o alto custo de frutas, verduras, legumes e carne vermelha afasta o brasileiro deste tipo de alimento. “Lamentavelmente, ainda mais agora com a covid-19, a perda de empregos e as condições difíceis, a gente percebe que as pessoas têm dificuldade de ingerir frutas, verduras e legumes. Não por acaso, estamos vivendo um momento que parece um retorno ao período de transição nutricional do Brasil”.


Ribas Filho aponta que o País havia melhorado a questão da desnutrição energético-proteica (DEP), que promove diversas alterações fisiológicas na tentativa de adaptar o organismo à escassez de nutrientes, enquanto a obesidade continua em uma crescente. No entanto, o que se percebe agora é um aumento da DEP na sociedade.


Hábito Saudável


A nutricionista Solange Gabriel Pinotti defende a alimentação colorida, diversificada e acompanhada de educação alimentar desde a infância, para que as crianças criem o hábito saudável desde cedo. Aos adultos, ressalta que a desinformação sobre o corpo e o excesso de nutrientes obtidos por meio de alimentos e suplementos podem se tornar um problema.


“Se você não tem carência de nutrientes, há um excesso (ao consumir suplementos), o que pode fazer mal e promover certas doenças. O ideal é fazer um exame bioquímico a pedido de um médico, que pode avaliar as carências de nutrientes”.


Solange lembra que, em 2020, o Ministério da Saúde lançou o Guia Alimentar da População Brasileira, material que tem linguagem simples e prioriza alimentos in natura, algo que pode ajudar as pessoas a encontrarem um equilíbrio nesse quesito.


Logo A Tribuna
Newsletter