Nutricionista da Baixada Santista dá dicas sobre armazenamento de alimentos no verão

Saiba o que levar e como conservar a comida no caminho para o trabalho

Por: Carolina Faccioli  -  13/03/21  -  10:10
Salada de grão-de-bico é opção nutritiva e leve para o verão
Salada de grão-de-bico é opção nutritiva e leve para o verão   Foto: Jenny Shead por Pixabay

Com a chegada do verão, alguns hábitos precisam ser readequados por conta das altas temperaturas, como é o caso do armazenamento dos alimentos, principalmente para quem costuma levar comida para o trabalho. Em entrevista para o site ATribuna.com.br, a nutricionista vicentina Mariana Tibagy dá dicas sobre o armazenamento dos alimentos e oferece uma opção saudável para incluir nas refeições.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Para a profissional, o ideal é que as refeições sejam armazenadas em bolsas térmicas, para manter o alimento mais fresco, principalmente se no local de trabalho não tiver uma geladeira por perto.


Mariana também indica que os alimentos sejam armazenados em potes de vidro, ao invés de plástico, pois potes de plástico são mais difíceis de limpar e tendem a adquirir o odor dos alimentos.


Como opção de refeição nutritiva e leve para o verão, a nutricionista indica as saladas com grãos, que são ricas fontes de proteína vegetal. "Uma de grão-de-bico, lentilha ou feijão branco, porque fica completa, além de não ficar com cheiro (no ambiente de trabalho)", diz.


Para os lanches da tarde, Mariana indica o consumo de frutas. No caso das frutas secas, ela diz que a vantagem está na praticidade de poder comer a qualquer hora. Além disso, as castanhas também podem ser uma opção prática e rica em nutrientes.


Confira uma receita de salada de grão-de-bico, indicada pela nutricionista:


01 xicara de grão-de-bico cozido


01 lata de atum escoado


01 tomate picado


01/2 laranja picada (opcional )


01/2 cebola picada


01/2 lata de milho verde


Sal e salsinha a gosto


Azeite extra virgem


Modo de preparo :


Deixar o grão-de-bico de molho durante a noite, facilitando assim a preparação e liberação dos fitatos na água, facilitando assim a digestão do mesmo.


Em um bowl misturar todos os ingredientes e deixar gelando de um dia para o outro.


Observação: O grão-de-bico pode ser substituído por lentilha e ou feijão branco na receita.


Logo A Tribuna
Newsletter