Novembro azul: Homens com mais de 50 anos precisam fazer o exame de próstata

A partir dos 50 anos, consulta com urologista é obrigatória para a prevenção do câncer, que pode ser curado se descoberto no início

Por: Maurício Martins & Da Redação &  -  03/11/19  -  20:08
Número de mortes pela doença passou de 15 mil em 2017 e foram mais de 68 mil novos casos em 2018
Número de mortes pela doença passou de 15 mil em 2017 e foram mais de 68 mil novos casos em 2018   Foto: Divulgação

O novembro azul chegou com um alerta aos homens: o de fazer exames preventivos para detectar o câncer de próstata ainda no início, quando a chance de cura é muito elevada. A partir dos 50 anos de idade, exames anuais de sangue (PSA) e toque retal são obrigatórios.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o número de mortes pela doença passou de 15 mil em 2017 e foram mais de 68 mil novos casos em 2018. 


O médico urologista Mohamad Dib Salah Ali explica que o tumor de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. “Em até 40% dos casos, o PSA pode estar normal. Por isso, é importante o exame de toque. Com a associação dos dois temos uma positividade de 80%. Mas o diagnóstico definitivo é feito com a biópsia de próstata.” 


Segundo ele, há outros exames complementares que podem ser feitos em pacientes já com alterações, como a ressonância magnética multiparamétrica. Mohamad afirma que homens negros, obesos mórbidos e quem tem parente próximo, como pai e irmão, com a doença, deve começar a prevenção aos 45 anos. 


Evolução 


Delegado regional da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o médico André Luiz Tomé afirma que 90% dos pacientes tratados no início são curados. Ele detalha que a cirurgia por robótica, que ainda não é feita na rede pública, reduz o risco de complicações. “É uma técnica que tem precisão e proporciona uma recuperação mais rápida, com o paciente podendo voltar logo às suas atividades habituais.”  


Logo A Tribuna
Newsletter