Novembro Azul destaca importância do combate e prevenção ao câncer de próstata

Atualmente, doença é a segunda principal causa de mortes entre homens no mundo

Por: Informe Publicitário  -  12/11/18  -  13:24
  Foto: Divulgação/ATZ Day Hospital

O mês de novembro, dedicado a saúde dos homens, vem com um alerta: o câncer de próstata é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre os homens em todo mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Por isso, as campanhas de conscientização, como o Novembro Azul, e os exames preventivos, são cada vez mais necessários.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que o Brasil registre cerca de 68 mil casos da doença somente este ano. Dados da American Cancer Society revelam que cerca de 1 a cada 6 homens será diagnosticado com a doença. Todos esses números servem de alerta e reforçam a importância da população conhecer e discutir o assunto.


Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os principais sintomas na fase avançada são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.


Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).


Sede do ATZ Day Hospital, em Santos
Sede do ATZ Day Hospital, em Santos   Foto: Divulgação/ATZ Day Hospital

Atualmente, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. A doença, quando descoberta precocemente, tem 90% de chance de cura.


“Os homens tem que quebrar esse tabu e prezar por uma vida saudável. Mesmo com tanta chance de cura, essa doença é a segunda que mais mata devido ao homem protelar o exame. As pessoas com histórico familiar de câncer de próstata, pessoas que sofrem com obesidade ou homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e, portanto, fazem parte do grupo de risco", explica o Dr. Fábio Atz Guino, urologista e diretor do ATZ Day Hospital, em Santos.


"Mas, a partir dos 50 anos, todos os homens devem procurar um urologista. Vale lembrar também que a prática de atividades físicas ajuda na prevenção”, finaliza.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter