Nike cria tênis que se calça sozinho

Modelo foi inspirado em um adolescente com paralisia cerebral. Jovem escreveu uma carta à fabricante contando sua dificuldade

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/02/21  -  01:00
Mathew Walzer, o designer da Nike, e o adolescente Matthew Walzer
Mathew Walzer, o designer da Nike, e o adolescente Matthew Walzer   Foto: Divulgação/Nike

Em 2012, um jovem de 16 anos com Paralisia Cerebral chamado Matthew Walzer, escreveu uma carta para a fabricante Nike, explicando suas dificuldades e perguntando por que eles não tinham tênis esportivos para pessoas com deficiência. "Meu sonho é ir para a faculdade sem ter que pedir a alguém para amarrar meus tênis todos os dias. Com 16 anos, consigo me vestir, mas meus pais precisam amarrar os sapatos. Acho isso extremamente frustrante. Sempre usei tênis de basquete Nike, e só posso usar esse tipo, porque preciso da parte do tornozelo pra me dar apoio”, escreveu ele.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A carta de Walzer inspirou o designer da Nike, Tobie Hatfield, a criar um calçado que pudesse resolver a situação. "Trabalhei com Matthew como faria com qualquer atleta. Foi um prazer trabalhar com ele", disse Hatfield.


Na última segunda-feira (1), a Nike apresentou o GO FlyEase já pronto (veja abaixo). O modelo tem um tipo de divisão com dobradiça, que proporciona que possa ser calçado ou tirado sem o uso das mãos. O tênis está disponível inicialmente através de convite para pessoas selecionadas pela Nike, mas deve chegar ao consumidor comum até o final deste ano.



*com informações de SunnySkyz


Logo A Tribuna
Newsletter