Narguilé aumenta em 30 vezes chance de ter câncer de pulmão igual ao de Ana Maria Braga

Apresentadora revelou em seu programa que está em tratamento; saiba mais sobre a doença

Por: Da Redação  -  28/01/20  -  17:52
Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma hora de uso equivale a tragar 100 cigarros
Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma hora de uso equivale a tragar 100 cigarros   Foto: Adobe Stock

A apresentadora Ana Maria Braga causou surpresa, ao encerrar a edição de segunda-feira (27) do programa Mais Você, na TV Tribuna. Ela revelou ter sido diagnosticada com câncer de pulmão, o que mais mata. Quem fuma, inclusive narguilé, tem até 30 vezes mais chance de desenvolvê-lo.


Todo ano, segundo a oncologista Tereza Albuquerque, 2 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer de pulmão no mundo. Em 80% dos casos, provocado pelo tabaco.


“Isso vale para cigarro, cachimbo, charuto e narguilé. Ou seja, o primeiro passo é evitar o fumo, seja ele qual for. Ele aumenta o risco de câncer de pulmão e de outros tumores também.”


>> Saiba mais sobre os tipos de câncer de pulmão, sintomas e tratamento


Segundo o oncologista Marcelo Cardoso, os fumantes têm predisposição de desenvolver a doença, mas ela não atinge só quem fuma ou já fumou.


“Quem convive com fumantes, por exemplo, também está exposto a esse tipo de perigo. Principalmente no caso de crianças. Algumas substâncias que provocam o câncer ficam no ar, e outras pessoas também acabam tendo contato.”


Ele explica que cuidados simples ajudam a evitar a doença, o que não significa que a pessoa não a terá. “É algo que envolve genética, poluição do ar e, inclusive, algumas profissões, como no caso de exposição a agentes químicos ou físicos.”


O adenocarcinoma, tipo diagnosticado na apresentadora, é o mais frequente. Responde por cerca de 40% dos cânceres de pulmão. O detalhe, segundo a oncologista Tereza Albuquerque é que ele também o tipo mais comum de câncer de pulmão entre os não fumantes.


“É importante ficar atento aos sintomas e procurar um médico rapidamente. O tratamento será de acordo com o tipo de câncer e o estágio em que ele se encontra”, explica ela.


Merecem atenção sinais como mudanças características da tosse, como aumento da frequência e da produção de catarro.
“No câncer de pulmão, normalmente a pessoa procura um especialista por causa dos sintomas. A doença dificilmente é diagnosticada em fase inicial”, diz Tereza.


Logo A Tribuna
Newsletter